Biblioteca nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da Biblioteca Nacional está ligada à livraria de D.José, rei de Portugal. Tal livraria teria sido organizada para substituir a destruída Real Biblioteca, após umterremoto e incêndio em 1º de novembro de 1755, em Lisboa. Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808, D.João, então Príncipe Regente, trouxe a livraria Real para o Brasil.Em 1808, o acervo que aqui desembarcou era composto por 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. A primeira acomodação foi o Hospital doConvento da Ordem Terceira do Carmo. A data oficial da fundação da Biblioteca Nacional é 29 de outubro de 1810, quando o Príncipe Regente assinou decreto determinando oficialmente aacomodação física dos arquivos da livraria real.
A Biblioteca Nacional só foi definitivamente aberta ao público em 1814. Após a morte de Dona Maria I, em março de 1816, teve inícioo reinado de Dom João VI, que permaneceu no Brasil até 1821. No mesmo ano, por conseqüências políticas, D.João VI retornou para Portugal com a Família Real, levando parte dosacervos. Depois da independência em 1822, o Brasil, sob acordo regulado na Convenção Adicional ao Tratado de Paz e amizade com a ex-metrópole, comprou a Biblioteca Nacional.

FunçõesA BN tem estabelecido estreita relação com organismos internacionais para divulgar os livros e autores brasileiros, e tem atuado no desempenho de funções referentes à biblioteca,ao livro e à leitura, em seus diversos segmentos.
Como também tem a função de centro nacional de informações bibliográficas e documentais, vem atuando como uma biblioteca de amploacesso com acervos disponíveis a pesquisadores, tanto presenciais quanto distantes, no Brasil e no exterior. Em seu prédio-sede atende a cerca de quinze mil usuários por mês.
tracking img