Biblioteca Moruzzi: Projeto RRR - Reduzir, Reutilizar e Reciclar

2575 palavras 11 páginas
Prefeitura de Juiz de Fora
Escola Municipal Fernão Dias Paes

Biblioteca: Que espaço é este?
Projeto destinado à Biblioteca Escolar

“É que eu sempre usei livro pra tudo: pra saber ler, pra altear pé da mesa, pra aprender usar a imaginação, pra enfeitar sala, quarto, a casa toda, pra ter companhia dia e noite, pra aprender a escrever, pra sentar em cima, pra rir, pra gostar de pensar, pra ter apoio num papo, pra matar pernilongo, pra travesseiro, pra me acompanhar no banheiro, pra chorar de emoção, pra firmar prateleira, pra jogar na cabeça do outro na hora da raiva, pra me abraçar com, pra banquinho pro pé, eu sempre usei livro pra tanta coisa, que a coisa que mais me espanta é ver gente vivendo sem livro!”
(Autor desconhecido)

Introdução

Além de ser instrumento de socialização, a linguagem também é utilizada pelo homem para construir sua identidade pessoal e sua consciência de ser social. A aprendizagem da leitura vem ampliar esse quadro, oferecendo um instrumento a mais de acesso à informação e formação da criança. À escola, onde ocorre a sistematização do processo de letramento, cabe concretizar essa conquista.
No geral, os responsáveis pela educação escolar, percebem a importância da leitura e da literatura na formação dos alunos, aliadas à habilidade de interpretação, esta, essencial para que o aluno “vislumbre trilhas, proponha alternativas e utilize novos modelos na vida cotidiana”.(D’Ambrósio, 1998 ). Contraditoriamente no entanto, observa-se que, à medida que avança a escolarização, diminui o interesse e o prazer pela leitura e, consequentemente, dificuldades de expressão escrita e interpretação de textos, pobreza de vocabulário, problemas de ortografia e construção de frases,

Relacionados