Biblioteca digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliotecas Digitais
RepositóriUM

Recursos Instrumentais para a História

Índice
1. Introdução 3
2. Breve História sobre a Biblioteca Digital 3
3. Caso de Estudo 4
3.1. A importância da criação do RepositoriUM 5
3.2. Organização e funcionamento 5
3.3. O que pode encontrar no RepositóriUM? 6
3.4. Como aceder? 7
3.5. Como pode depositar informação? 7
3.6.Como proceder? 8
3.7. Formatos de entrega dos documentos. 8
4. Conclusão 9
5. Bibliografia 10

Índice de Figuras
Figura 1-Esquema conceptual de uma biblioteca digital 6

1. Introdução

A origem da palavra Biblioteca vem da palavra grega biblioteke, que significa Ambiente de Livros.
A definição classica da palavra, define a biblioteca como um edifício para guardarlivros. Nos nossos dias, a biblioteca deve ser entendida como todo o espaço (concreto ou virtual) destinado à colecção de informação de diferentes tipos e em diferentes suportes.

A Biblioteca Digital engloba um relevante conjunta de recursos bibliográficos de suporte às actividades de ensino, investigação e aprendizagem, é constituída por documentos básicos, que são digitalizados querem sob aforma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer e linha através da Internet permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, conservando a incorruptibilidade dos documentos digitalizados.

2. Breve História sobre a Biblioteca Digital

Segundo Leiner (1988), "Umabiblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital."
Uma biblioteca digital permite o acesso distante através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilizaçãosimultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte digital os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação (texto, som, imagem).
As bibliotecas digitais eliminam as barreiras físicas, factores que desde sempre limitaram o sector das bibliotecas físicas –biblioteca sem muros.
A criação e o desenvolvimento de Bibliotecas Digitais têm vindo a ser incentivados, desde 2005, nomeadamente através do projecto World Digital Library, liderado pela Biblioteca do Congresso e pela UNESCO, com o apoio da empresa Google Inc. e posteriormente de outras empresas e fundações.  Em Abril de 2009, a Biblioteca Digital Mundial colocou na  Internet, em livre acesso eem diferentes línguas, documentação proveniente de culturas de todo o mundo: manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações musicais, filmes, impressos, fotografias, plantas de arquitectura e outros materiais de interesse relevante. Este projecto tem por objectivo promover a compreensão e a consciência internacionais e interculturais, disponibilizar recursos para educadores, expandir osconteúdos não inglese e não ocidentais na Internet e contribuir para a investigação académica e científica.  

3. Caso de Estudo

O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital. O RepositóriUM pretende reunir, num único sítio, oconjunto das publicações científicas da UM contribuindo assim para o aumento da sua evidência e impacto, garantindo no entanto a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.
Temos como exemplo o Repositório da Universidade do Porto é um serviço da Universidade que visa agregar os seus repositórios institucionais, em particular o Repositório aberto, relativo à produção em texto...
tracking img