Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliologia

Autoatividade do Capítulo 1

1 - O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo racional?

Significa tudo o que conhecemos a respeito de Deus, a partirdo estudo da sua palavra, só é possível porque ele quis manifestar-se. Seu objetivo é relacional porque a manifestação de Deus não foi nos dar a bíblia para que simplesmente conheçamos sobre as coisasde Deus, mas sim, que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus, por isso afirmamos que ela é a mensagem de Deus ao coração dos homens.

2 - Explique as trêscategorias teológicas de Revelação?

REVELAÇÃO GERAL:

• É a comunicação de Deus com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e lugares. (Sl 19.1,Rm 1.20). Deus se automanifesta na Revelação Geral através :
- da natureza
- da história
- da constituição do ser humano; físico, emocional, mental, moral e na sua religiosidade o que indica a suaespiritualidade.

REVELAÇÃO ESPECIAL:

• Deus se comunica através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo. Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestaçõesde Deus para certas pessoas (profetas e escritores sagrados), em tempos, lugares e épocas específicas.O acesso a estas comunicações e manifestações só existe pela consulta às Escrituras Sagradas (2 Tm 3.16; Hb 1.1,2; Jo 14. 8,9).
Seu principal objetivo é promover um relacionamento redentor para o homem. A revelação especial é a revelação particular de Deus.

REVELAÇÃOGRADATIVA E PROGRESSIVA:

• Da erudição (vasto conhecimento), liberal, surgiu o conceito do desenvolvimento evolutivo gradual, que considera algumas partes do Antigo Testamento quase obsoletas e falsas. Noentanto, afirma que a revelação foi gradativa e progressiva é dizer que a revelação posterior desenvolveu-se a partir da anterior complementando-a, adicionando-a e não a contradizendo. Como exemplo,...
tracking img