Bibliologia autoatividade capitulo 01 02 03

1339 palavras 6 páginas
BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 01

1. O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?
R. A bíblia é a mensagem de Deus aos homens, e tudo o que sabemos e ainda saberemos a respeito de Deus a partir do estudo de sua palavra, só é possível por que ele quis manifestar-se, o objetivo é relacional por que Deus não quer que simplesmente conheçamos sobre as coisas dele, mas sim, que esse conhecimento nos leve a ter relacionamento com ele. 2. Explique as três categorias teológicas de Revelação.
R. REVELAÇÃO GERAL – Deus se comunica e se revela como ser humano, através da natureza, da história, da constituição do ser humano, física, emocional, mental, moral e na religiosidade.
REVELAÇÃO ESPECIAL – Deus se comunica através da Sua palavra e de Seu filho JESUS CRISTO. Essa revelação só existe pela consulta às Escrituras Sagradas. Através de profetas e escritores, em tempo, lugares e épocas específicas. É a revelação particular de Deus aos homens, tendo como plano a redenção do homem.
REVELAÇÃO GRADATIVA E PROGRESSIVA – Quando a Escritura surgiu, as coisas posteriores foram adicionando e completando as anteriores, até alcançar a amplitude da revelação, para que se “abrisse e iluminasse” o entendimento do ser humano em relação as revelações das Escrituras.

3. O que significa dizer que a Revelação foi natureza antrópica e analógica?
R. ANTRÓPICA : O divino e transcendente usando maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar.
ANALÓGICA : Deus se revela selecionando elementos unívoco (comum ao universo dele e ao nosso) fazendo analogia, ou seja uma relação. Ex Jesus é o pão da vida, a Igreja é o sal da terra.

4. Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?
R. A encarnação é o clímax, o ápice dos atos de Deus. A encarnação de Jesus revelou com máxima perfeição o caráter de Deus.

5. Por que há implicações para o homem e para a igreja quanto à

Relacionados