Bibliografia de Renne Decartes

459 palavras 2 páginas
René Descartes

Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno.
Sugeriu a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando a Geometria Analítica.
Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.

Filósofo, matemático e fisiologista, o francês René Descartes é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Nasceu em La Haye (em 1802, a cidade passou a ser chamada de La Haye-Descartes), província de Touraine, no dia 31 de março de 1596.
Na noite entre os dias 10 e 11 de novembro de 1619, Descartes teve três sonhos que ele mesmo interpreta como uma premonição de seu destino: inventar uma “ciência admirável”, na qual estariam unificados todos os conhecimentos humanos.
Em 1625, passa a viver em Paris, onde estuda a óptica, a astronomia e a matemática.
Entre 1629 e 1633, Descartes redige o Tratado do Mundo, mas não o publica por receio da Inquisição, que acabara de condenar Galileu Galilei. A primeira obra de Descartes teve como título “Essays Philosophiques”. A introdução ficou mais famosa que a própria obra: O discurso do método, onde, na quarta seção, encontra-se sua frase mais famosa – “Penso, logo existo”.

Ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.
Considerado o pai do racionalismo, defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas.

Discurso sobre o Método:

Estuda o método para conquistar a verdade. Tem como

Relacionados