Bibliografia de emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcia Divina de Lima Silva 2º semestre Pedagogia


Émile Durkheim

Émile Durkheim foi o criador da sociologia daeducação, para ele a principal função do professor é formar cidadãos capazes de se harmonizar socialmente. Nasceu em 1858 em Épinal, cidade ao noroeste da França, filho dejudeus, lecionou pedagogia e ciências sociais. Abordou a educação como um fato social. Dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinaspedagógicas, não há campos que não tenha explorado. Morreu em 1917.
Suas idéias ajudaram na compreensão do significado social do trabalho do professor. Aeducação para ele, tem o papel de formar cidadãos atuantes no espaço público, e não somente o intelecto do aluno. Segundo Durkheim, o indivíduo só age na medida em queaprende a conhecer o contexto social em que está inserido, isso será impossível sem ir à escola, sugeriu que a educação funcionasse de forma normativa, de acordo com asregras ditadas pelos professores, para mais tarde encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela.
Os PCNs conforme Demerval Saviani, tem relaçãocom as concepções de Durkheim, pois mostram as necessidades da sociedade. A segunda metade do séc. 19, marcou o nascimento de algumas ciências humanas, como aAntropologia, Sociologia, Psicanálise e Linguística. Em 1871, foi instituída a lei do divórcio pela terceira República Francesa. Na educação também houve mudanças devido àinfluência das concepções de Durkeim, como a obrigatoriedade escolar para crianças de 6 a 13 anos e a proibição do ensino religioso em escolas públicas.
tracking img