Biblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cura do Paralítico de Cafarnaum
03 Novembro, 2011
Cafarnaum, vem do hebraico Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Era uma aldeia de pescadores que está situada a noroeste das margens do Mar da Galiléia, um grande lago de aproximadamente 15km de comprimento por 13km de largura.
Era responsável por uma importante atividade comercial da época, a atividade pesqueira e servia como via marítimapara transporte de mercadorias. Havia em Cafarnaum, também uma alfandega, local de recolhimento dos impostos.
Jesus morou dois anos de seu ministério nessa cidade. A Galiléia era uma província do reino de Israel (semelhante aos estados de um país nos dias de hoje). Cafarnaum era um povoado muito simples, em sua maioria de pescadores.
O mestre, demostrou muita humildade, pois sendo da linhagem dorei Davi, escolheu morar entre os simples, os mais humildes. Foi naquela cidade, ainda que vários de seus discípulos moravam (Pedro, Tiago, André e João).
O Paralítico de Cafarnaum foi baixado pelo telhado por Quatro Amigos
As Pessoas que Buscavam a Jesus
Neste texto que narra a cura do paralítico de cafarnaum (Marcos 2:1-12), Jesus lida com vários grupos, presentes em qualquer reunião em tornodo mestre. As pessoas nesta reunião tinham, em seus corações, intenções diferentes.
Naquele dia havia muitos que foram para ouvir a palavra de Deus. Queriam ouvir de bom grado, algo novo da parte de Deus. Tinham sede e fome da palavra e a guardavam em seus corações.
Havia os convidados por amigos, parentes e familiares. Eram incentivados a ouvir a palavra de Deus. Acontece nos dias de hojeainda. Quantas pessoas só vão à uma reunião por muito esforço daqueles que os convidam.
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. Marcos 2:2.
Outro grupo, era daqueles que traziam pessoas. Vede os quatro homens que trouxeram aquele paralítico. Há muitos que fazem isso. Gente que trabalha na obra. Oram constantemente para que Deus salve eou transforme um familiar, um amigo. Esse pessoal é perseverante e injeta ânimo nas pessoas!
Havia aqueles que estavam ali por suas "próprias pernas". Não precisou de ninguém convidar. Mas estavam ali somente para ver se Jesus cometeria algum erro. Estavam ali só pra ver se ele falaria alguma blasfêmia, para que o acusassem depois. Ouviam tudo de mau coração. Não retiam nada do que era ensinado.Assim agiam os escribas e fariseus.
Jesus com sua imensa sabedoria, discernia tudo e a todos. Cada grupo e cada pessoa era tratada de uma forma completa e individual. Para cada necessidade havia uma resposta certa do nosso senhor.
O Paralítico de Cafarnaum na Galiléia
Jesus Trata a Causa do Problema
Muitas vezes Jesus havia realizado curas e milagres diretamente, entretanto neste caso, elefaz uma declaração de perdão primeiro.
E esta declaração causa um alvoroço entre os presentes. Muitos não puderam entender a que Jesus se referia. Porque não simplesmente declarar a cura? Qual a real necessidade de primeiro perdoar pecados?
"E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados" - Marcos 2:5
Alguns escribas tomaram aquela declaração comoprovocação à sua religiosidade. "E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" Marcos 2:6-7
Porém essa nunca foi a intenção de Jesus. Na verdade o mestre conhecia a vida daquele homem paralítico de uma forma muito mais ampla do que eles imaginavam. Jesus estava a tratar dos sentimentosprofundos da alma.
A sociedade judáica da época era muito preconceituosa. Fardos difíceis de levar, pesados demais eram impostos pela religiosidade dos escribas e fariseus. Não conseguir seguir e cumprir todos aqueles "mandamentos" que lhes eram imputados, significava uma vida de desonra.
E quem sabia da culpa que aquele homem paralítico carregava consigo mesmo? Uma vida de culpa. Não conseguiu...
tracking img