Bibiografia de George Orwell

604 palavras 3 páginas
George Orwell
Escritor e jornalista inglês
Biografia de George Orwell:
George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, conhecido pelo livro “1984”, cujo enredo se passa num país fictício onde há um regime político totalitário. O personagem principal do livro é um funcionário público consciente da opressão que vivia.
George Orwell nasceu em Motihari, na índia Britânica. Veio de família aristocrata. Seu pai trabalhava no Departamento de ópio do Serviço Civil indiano e sua mãe teve grande influência em sua carreira literária. Os estudos de Orwell foram feitos na Escola São Cipriano e posteriormente no Eton College.
Em 1922, Orwell trabalhou em Burma, atual Myanmar, assumindo posto na polícia do império. Em Twante, atuou como oficial sub-divisional e foi promovido a Assistente de Superintendência Distrital. A experiência em Burma gerou o romance “Burnese Days” (1934) e vários ensaios.
De volta a Londres, Orwell resolveu viver experiência como mendigo, o que também fez em Paris e serviu de material para o livro “Down out In Paris and London”, (1933). Mas seus livros mais famosos foram “A Revolução dos Bichos” (1945) e “1984” (1949), uma das publicações mais vendidas do século 20.
Inicialmente adepto das idéias do comunismo, George Orwell abandonou o pensamento socialista quando tomou conhecimento das atrocidades e da falta de liberdade dos países comunistas. O livro “1984” era uma crítica aos regimes totalitários. Na obra, ele retratava um mundo fictício, no qual, o personagem Winston Smith era o único que preservava um senso de liberdade interior.
George Orwell morreu vítima de tuberculose aos 46 anos, em Londres.

1984
1984. O livro se passa em uma época que, para nós, há muito já se foi, mas que na data de sua publicação (1949) ainda se tratava de um futuro longínquo. George Orwell com sua obra criou um futuro distópico para nosso mundo e, como quase todo livro desse tema, retrata uma possibilidade de

Relacionados

  • Resenha do livro revolução dos bichos
    1883 palavras | 8 páginas
  • O livro a Revolução dos bichos
    1330 palavras | 6 páginas