Biancas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Classicismo...*
Classicismo é o nome dado ao período literário que surgiu na época do RENASCIMENTO. Foi um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Algum fator paratais transformações foi a crise religiosa (Reforma protestante liderada por Lutero), e a invenção da imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos...
Oclassicismo é um movimento cultural que resgata e valoriza elementos artísticos da cultura clássica (Greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período doRenascimento Cultural.
Principais autores e obras...*
*Luíz Vas de Camões => Um dos maiores nomes da LITERATURA UNIVERSAL, e certamente, o maior nome da Literatura Portuguesa.
Escreveu poesias (líricas eépicas) e peças teatrais, porém sua obra mais conhecida é “Os lusíadas” considerada uma obra prima.
Essa obra é dividida em 10 partes, 8816 versos e 1120 estrofes e narra a viajem de Vasco da gama asÍndias enfatizando alguns momentos importantes da história de Portugal.
Alguns escritores que não obtiveram tanto destaque quanto Camões foi: Sá de Miranda, Bernadim Ribeiro e Antonio Ferreira.Luíz Vas de Camões foi e ainda é grande por sua poesia, dentro e fora dos quadros literários.
Um dos temas mais ricos da lírica de Camões é o AMOR, ora visto como ideia e ora como manifestação decarnalidade.
*A obra Lusíadas*
Narra à aventura marítima de Vasco da Gama, e é a grande epopéia do povo lusitano. Publicada em 1572, é considerada o maior poema épico escrito em língua portuguesa, não porcontem 8816 verbos decassílabos distribuídos em 1102 estrofes de 8 versos cada, mas pelo seu valor poético e histórico.
A palavra Lusíadas significa “lusitanos” e camões foi buscá-la em uma epístolade André de Resende. Os lusíadas são os próprios lusos, tanto em sua alma como em sua ação.
Aspectos de um poema épico:
*Apresenta um herói coletivo
*O tema é sempre grandioso e heróico e...
tracking img