BI E Intelig Ncia Competitiva B Nus

8136 palavras 33 páginas
Inteligência de Negócios ou Inteligência Competitiva? Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.
Autoria: Maira Petrini, Maria Tereza Freitas, Marlei Pozzebon
Resumo
No contexto corporativo, a combinação de inovação tecnológica e crescente competitividade fazem com que a gestão da informação seja um enorme desafio e exija processos de tomada de decisão construídos sobre informação segura, oportuna e abrangente. Em relação à
Tecnologia de Informação (TI), depois de anos de investimentos marcantes no sentido de implementar uma plataforma tecnológica que apoiasse todos os processos empresariais e que fortalecesse a eficiência da estrutura operacional, a maioria das organizações tem alcançado um estágio onde a implementação de soluções de TI para níveis estratégicos não só é possível, mas necessária. Este contexto explica o aparecimento de diversas áreas ligadas a TI e à gestão das informações, as quais, muitas vezes, tornam-se sinônimo de uma panacéia de conceitos confusos. O objetivo deste artigo é examinar mais a fundo dois destes conceitos: Inteligência de Negócio (Business Intelligence) e Inteligência Competitiva (Competitive Intelligence).
Uma extensa revisão de literatura define-os claramente e permite-nos discutí-los à luz de suas diferenças, semelhanças e interdependências.
1

Introdução

As empresas precisam ser mais rápidas, mais ágeis e, fundamentalmente, mais inteligentes
(Liautaud, 2000). Inteligência é o resultado de um processo que começa com a coleta de dados. A explicação de como as organizações adquirem “inteligência” residi na transformação dado-informação-inteligência. Um conhecimento tradicional emerge aqui: dados são brutos e refletem as operações e transações diárias da organização; informação são esses dados os quais passaram por um processo de transformação e consolidação, adquirindo um certo nível de contextualização; inteligência eleva a informação a um nível mais alto, como resultado do completo entendimento de ações, contextos e decisões.
E como as

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas