Biética e religião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida, a religião e a bioética

Introdução:

Os dilemas éticos sempre estiveram presentes nas ações humanas, adquirindo menor ou maior relevância dependendo do contexto temporal do qual emergem as idéias que norteiam moralmente a sociedade em uma ou outra época. Os conflitos surgem quando se defrontam pontos de vista divergentes, e desde meados do século passado com o avanço da ciênciae da tecnologia nas áreas da medicina, engenharia, química, biologia, a sociedade vem se deparando com diversos dilemas de cunho ético, grande parte deles tendo sua origem na aplicabilidade das novas tecnologias.
O termo Bioética surgiu em 1971 no artigo escrito pelo oncólogo Van Rensselaer Potter (Figura 1), da Universidade de Wisconsin (E.U.A.), com o título The science of survival, e noano seguinte, no volume do mesmo autor com o título Bioethics: bridge to the future (RAMPAZZO, s/d). A visão original da Bioética focalizava-a como uma questão ou um compromisso mais global frente ao equilíbrio e preservação da relação dos seres humanos com o ecossistema e a própria vida do planeta (COSTA et al., 1998)

[pic]
Figura1. Van Rensselaer Potter

Segundo Potter,era necessária a constituição de uma ponte entre a cultura científica e a humanístico-moral. Em outros termos, a ética não deve se referir somente ao homem, mas deve estender o olhar para a biosfera em seu conjunto, ou melhor, para cada intervenção científica do homem sobre a vida em geral. A Bioética, portanto, deve se ocupar de unir a ética e a biologia, os valores éticos e os fatos biológicospara a sobrevivência do ecossistema como um todo (RAMPAZZO, s/d).
Em 2001 o Programa Regional de Bioética, vinculado a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), definiu Bioética como sendo uma disciplina científica que estuda aspectos éticos da medicina e da biologia em geral, assim como as relações morais do homem com os outros seres vivos.
De forma geral a Bioética trata dequestões que envolvem a eutanásia, distanásia, ortotanásia, métodos contraceptivos, pílula do dia seguinte, doação de sêmen e óvulos, barriga de aluguel, doações de órgãos, reprodução medicamente assistida, aborto, clonagem, utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas, pesquisas envolvendo seres humanos, controle de natalidade, código de ética dos profissionais da saúde, transplantes,xenotransplantes, morte encefálica, início e término da vida, qualidade de vida, meio ambiente, desigualdade social, e um dos grandes méritos da Bioética é o de poder levar a ética à sociedade.
Falar de ética trata-se de descobrir o homem inserido num processo de tradições culturais que transfiguram o que ele experimenta em seu mundo (OLIVEIRA, 1993). Nesse contexto, a ética e a bioética possuem umaconotação multidisciplinar, que envolve numerosos problemas filosóficos, biológicos, médicos, jurídicos, sociológicos, genéticos, ecológicos, zoológicos, teológicos, psicológicos. No diálogo interdisciplinar, a teologia tem contribuições na reflexão bioética, principalmente no que diz respeito a uma contextualização da vida. A proposta da fé cristã para a bioética resgata o respeito profundo pelavida e seu mistério (Os desafios da bioética..., s/d).
Mesmo quem rejeite as religiões precisa levá-las a sério como realidade social e existencial básica. Elas têm relação com o sentido e não-sentido da vida, com liberdade e escravidão de pessoas, com justiça e opressão dos povos, com guerra e paz na história e no presente (PESSINI & BARCHIFONTAINE, 2000). Conforme dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 93% da população brasileira possui alguma crença religiosa e temos que ter em mente que, no processo de tomada de decisão, o sistema de crenças pessoais possui papel fundamental. Essas crenças afetam a percepção e a leitura do mundo, o conjunto das alternativas disponíveis e a seleção da ação que irá ser realizada ou não. Por isso os aspectos...
tracking img