bhvhjkk

659 palavras 3 páginas
ESTUDO DE CASO
PROCESSO DECISÓRIO
Histórico da empresa

Alberto Saraiva dono da empresa Habib’s

O Início

“Sou formado em Medicina pela Santa Casa. Quando meu pai faleceu após um assalto na padaria que ele tinha, eu tive que assumir o negócio e aí comecei no ramo de alimentação.

Depois da padaria, ainda tive lanchonete, pastelaria, pizzaria, cantina. Conforme as oportunidades surgiam, eu agarrava e seguia em frente, sempre multiplicando os negócios.”

A escolha da comida árabe foi o resultado da busca de uma alimentação que não tivesse rejeições e, acima de tudo, possibilitasse a venda por preço muito acessível. Fruto de experiências anteriores de seu proprietário, que já tinha tido lanchonetes, pastelaria, pizzaria e cantina; foram introduzidos alguns itens no cardápio “não árabes”, porém o foco árabe é muito ressaltado pelo produto carro-chefe: a esfiha. Estrategicamente, a imagem de preço baixo é fortalecida por esse produto. Essa estratégica resultou na decisão de abrir mais seis lojas, então começou a ficar impossível gerir todos os restaurantes de modo independente, mantendo o padrão que ele desejava. Todas as lojas foram preparadas para fazer tudo, seguindo o comando a rédeas curtas de Saraiva. Isto começou a criar muitas dificuldades e custos adicionais, além de fugir do seu controle. Com característica altamente centralizadora acreditava que só conseguiria ter diferencial se preservasse a promessa original – qualidade a preços baixos e serviços eficientes. A solução encontrada foi criar um centro de produção para distribuir os produtos para todas as lojas. Com o centro de produção pronto, a abertura de franquias foi um processo natural.

Este restaurante fast-food de especialidades árabes foi o início de um negócio que não pára de crescer, uma rede que, em 15 anos, passou a ter mais de 305 lojas no Brasil, em 17 estados da federação e já está internacionalizada, com presença no México.

Franchising

Em 1991 a rede inicia seu

Relacionados