Bgfhfgh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM


“ROGERS: HUMANISMO E APRENDIZAGEM”

O humanismo trata-se de um movimento que ficou conhecido como “ a terceira força em psicologia”, por representar uma alternativaa outras duas teorias que estavam em alta no momento: Behaviorismo (John Watson e Skinner) e Psicanálise (Freud). Segundo a teoria, o homem tem a capacidade de autonomia, de se sobrepor em diversassituações, de escolher ou não seus atos, independente de forças externas.
Seu principal autor foi Carl Rogers, que defende a possibilidade de autorrealização do homem, influenciado por sua liberdadee independência. Rogers teve uma infância solitária e se dedicou muito à leitura. Formado em psicologia, dedicou-se à psicoterapia e ao aconselhamento para crianças em situação de vulnerabilidade.Tornou-se conhecido como criador da terapia centrada no cliente e por ser um verdadeiro investigador de seus casos clínicos. Teve o mérito de colocar em discussão relações interpessoais e disse que tudoo que é válido em psicoterapia pode ser aplicado também na educação, defendendo uma perspectiva de ensino centrada no aluno.
Segundo Rogers, tentemos para a manutenção da vida e, a partir dasnossas necessidades básicas, nos mantemos vivos. Somos movidos pelo desejo de crescimento e evolução. Esse impulso pode nos ajudar ou prejudicar, mas apenas vivenciando os momentos é que podemos evoluir.Mas cada um vê o mundo de uma maneira, e isso interfere diretamente com a maneira como interagimos com o outro. A possibilidade de ver o problema pelos olhos do outro é chamada de empatia. Ter acapacidade de entender as percepções e sentimentos de outra pessoa nos impulsiona a um crescimento saudável.
Em sua concepção, Rogers diz que nós nascemos providos de harmonia e, a medida que a vidapassa, essa harmonia pode ser desestabilizada. Ela deve buscar sempre o desenvolvimento saudável, uma busca contínua, por toda a vida. E para isso, a pessoa deve buscar a aceitação incondicional (aceitar...
tracking img