Beyond the iron triangle

Páginas: 8 (1772 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
Curso de Especialização em Gestão de Projetos




Beyond the “iron triangle”: Stakeholder perception of key performance indicators (KPIs) for large-scale public sector development projects
Além do “triângulo de ferro”: Percepção das partes interessadas quanto aos indicadores chave de desempenho para desenvolvimento de projetos de larga escala do setor público
Abstract - Resumo
O artigoexpõe que critérios de medição de desempenho variam de projeto a projeto e que há controvérsias de opiniões tratando-se de mega projetos. Desta forma o mesmo almeja investigar a percepção de indicadores chave de desempenho, atendo-se como exemplo, a um cenário específico, de um projeto em larga dimensão na Tailândia, considerando o estudo destes indicadores na visão de diversas partes interessadas,como: cliente, consultores e empreiteiras. Os resultados demonstram que a estrutura tradicional do triângulo de ferro (no prazo, no custo e como especificado - qualidade) não são mais aplicáveis para medição de desempenho do desenvolvimento de projetos do porte do qual o artigo trata, tendo-se demais indicadores, como: segurança, eficiente uso de recursos, eficácia, satisfação das partesinteressadas e redução de conflitos e disputas estão cada vez mais tornando-se importantes. Sendo assim, a indústria da construção tailandesa está lentamente partindo da tradicional estrutura de medição quantitativa para uma estrutura mais heterogênea, quantitativa e qualitativa.

Introduction - Introdução
A percepção de sucesso e insucesso de um projeto pode variar através das várias partesinteressadas, ou seja, o sucesso para o cliente, por exemplo, pode significar o completo insucesso para construtores e usuários finais. Desta forma, se torna importante considerar o ponto de vista de todos os grupos interessados, particularmente em caso de desenvolvimento de projetos públicos.
O artigo traz citações que determinam a existência de uma diferença substancial entre a percepção de executivos egerentes de projetos sobre KPI’s. Argumenta-se, por exemplo, que há dois pontos de vista possíveis: nível macro de sucesso, onde usualmente os usuários finais e beneficiários do projeto são os que olham para o sucesso do projeto e que está mais preocupado sobre a eventual operação/função ou ganho em longo prazo do projeto. E o nível micro de sucesso, que diz respeito aos envolvidos na construção,tais como consultores e empreiteiros (pertencentes ao tradicional triângulo de ferro) e que se atém a rentabilidade e ganho em curto prazo.
Também observa-se que os indicadores chave KPI’s ajudam a comparar a desempenho atual e estimativo em termos de eficácia, eficiência e qualidade tanto de mão-de-obra quanto do produto, resumindo-se que os fatores de sucesso são os esforços feitos ouestratégias adotadas para se obter o sucesso no projeto, ao passo que os dados são coletados, tanto quantitativos quanto qualitativos.
Como exposto no início do artigo, apesar dos extensos estudos ainda não há uma concordância geral quanto ao conjunto de KPI’s para o cenário de projetos de construção. Portanto há a necessidade de identificar um conjunto de indicadores comuns para serem utilizados porexecutivos e gerentes de projetos, o que se torna difícil pelo fato de que todos projetos possuem suas particularidades, como recursos e limitações, portanto, generalizar estes indicadores chave para todos os tipos de projetos parece relativamente impraticável. Indiferentemente destas limitações, o artigo atenta à importância de se compreender a percepção dos indicadores chave em diferentes tipos deprojetos realizados em diferentes contextos, partilhando-se as lições aprendidas em projetos futuros.
Literature review – Revisão literatura
São apresentadas diversas citações referentes à “definição de sucesso de um projeto”, como: Uma combinação de orçamento, prazo e especificação técnica; o atendimento à expectativa dos participantes que podem ser o proprietário, planejador, engenheiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Beyond the destiny
  • The bermuda triangle
  • Beyond the Blackboard
  • Filme: a dama de ferro (the iron lady)
  • Resenha Crítica sobre o filme "The Place Beyond The Pines"
  • The iron-binding protein dps confers hydrogen peroxide stress resistance to campylobacter jejuni
  • Beyond budjeting
  • Drama triangle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!