Betta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A classificação do betta é a seguinte:

Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Teleósteos
Ordem: Perciformes
Família: Anabantid æ
Gênero: Betta
Espécies: Betta splendens

Dentro doaquarismo, o betta sem dúvida é um dos peixes mais procurados, tanto pela sua beleza quanto pelas suas curiosidades. São belos peixes, com diversos coloridos e padrões. Chegam a 7 centímetros (macho) e 4centímetros (fêmea), tendo esta um colorido tão atraente quanto o macho, porém com nadadeiras pequenas e uma listra (atualmente quase imperceptível, graças aos trabalhos genéticos) no meio do corpo.A primeira curiosidade é quanto à sua respiração. O betta é um peixe que consegue "respirar" o ar atmosférico, graças a um órgão chamado labirinto que fica situado no cérebro. Graças a esse órgão, obetta consegue viver em aquários sem equipamentos, o que barateia muito seu custo. São peixes da mesma família o beijador e as colisas.. Note-se, porém, que esse tipo de aquário deve ser bem cuidado,já que não possui bomba aeradora e, por conseqüência, não possui sistema de filtragem.

É muito popular esse peixe ser mantido em aquários chamados "betteira", que geralmente não chegam a meiolitro de capacidade. Esses peixes foram descobertos próximos a uma tribo asiática chamada Bettah (pronuncia-se betá), em poças e alagados dentre plantações de arroz. São peixes, portanto, que estãoacostumados a viver em locais relativamente pequenos, não porém em locais minúsculos em que, muitas vezes, mal conseguem nadar.

Esses peixes merecem um aquário com, no mínimo, 1 litro de capacidade,sendo desejável um aquário próximo aos 5 litros. Nesse aquário, pode-se colocar alguma planta (artificial ou natural), alguma rocha decorativa e um limpa-vidro ( Otocinclus affinis , por exemplo) e algumlimpa-fundo (Corydoras spp .), que auxiliarão na limpeza do aquário (lembre-se que são peixes gregários: coloque no aquário ao menos 2 exemplares). A troca de água, num aquário até 1 litro, deve ser...
tracking img