Betinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O sociólogo Herbert de Souza completaria 70 anos no dia 3 de novembro. Ele contava que, por culpa de um tio que entendia de cartório, mas não entendia de alemão – e o registrou como Hebert, assim mesmo, sem a letra "r", –, tinha ficado errado desde o nascimento. Herbert de Souza também dizia que o governo não é fundamental. Não se filiou a nenhum partido e tinha medo de que o Partido dosTrabalhadores seguisse um rumo totalitário. Certa vez, convocou os presidentes das maiores estatais brasileiras para uma reunião e se admirou quando todos apareceram. Betinho era assim: tinha opinião, mas, acima de tudo, tinha ação.

Quem conta o caso é o presidente do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), André Spitz. “Foi um ato de ousadia. Convidamos vários presidentes, e não éque eles vieram?”, lembra ele, ressaltando que o arrojo de propor a reunião foi o primeiro passo para a criação do Coep. Antes disso, Betinho já tinha, ao lado do companheiro Carlos Afonso, hoje diretor de Planejamento e Estratégias da Rits, fundado o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em 1981.

Ao longo da vida, Betinho foi obrigado a conviver com limitações impostaspela saúde frágil. Hoje, 70 anos depois de seu nascimento e oito anos após sua morte, brasileiros e brasileiras se lembram do homem que os ajudou a apreender, recém-aportados no seu processo de redemocratização, o significado da palavra cidadania. “Ele faz uma falta danada. Era dessas pessoas, os Gandhis da vida, que se apresentam de tempos em tempos e mudam os rumos de uma comunidade, de umanação, ou mesmo da humanidade”, diz Carlos Afonso.

Betinho não conseguia dormir com um sol daqueles: milhares de crianças trabalhando em condições de escravidão, trabalhadores sobrevivendo com suas famílias num quadro de miséria e de fome, a exploração da mulher, a discriminação do negro. Dizia que cidadania é a prática de quem está ajudando a construir os valores democráticos. Baseado nessesprincípios, sentenciou certa vez: “Entre o presidente e o cidadão, fico com o cidadão”. Seu legado cidadão é, todavia, muito maior do que a mera noção de cidadania.

O instituto das bases

Carlos Afonso conta que, se não fosse o projeto do Ibase, provavelmente teria ficado com a família no Canadá, onde estava exilado. “Para Betinho, a coisa foi bem mais objetiva: ele era o mote do hino da anistia [amúsica "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, que falava no "Brasil que sonha com a volta do irmão do Henfil"]. Tinha ido para o México em 1978, para ser professor do doutorado em Ciência Política da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Decidimos, eu no Canadá e ele no México, pensar em um projeto político de retorno ao Brasil que, se viável, significaria a volta deminha família também. E assim nasceu a idéia do que veio a ser chamado de Ibase”, diz.

A experiência internacional, explica Carlos Afonso, proporcionou a convivência com uma democracia parlamentar representativa consolidada em um país desenvolvido como o Canadá. E isso foi crucial para a criação do Ibase. “Como latino-americanos, até então, nunca havíamos tido oportunidade semelhante. É umademocracia fundada no voto distrital, de modo que o contato entre o parlamentar e sua comunidade é muito mais estreito. Impossível não ser influenciado por uma sociedade e uma política com participação intensa da sociedade civil organizada, que nos parecia, e me parece até hoje, nem digo de Primeiro Mundo, mas quase de outro planeta”, analisa.

Para o diretor-geral do instituto, Cândido Grzybowski, oIbase representou uma mudança de estratégia: de conquistar a sociedade em vez do Estado. “Ele não apostou tanto nos partidos. Ele os achava necessários, mas acreditava que não eram a prioridade”, afirma.

Betinho era sintonizado na conjuntura e tinha o olhar arguto para as questões que envolviam as desventuras humanas. Segundo Cândido, esse é o principal motivo de o Ibase não ser uma...
tracking img