bestializados

Páginas: 9 (2126 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Bestializados?
(ou, como o Brasil virou Brasis)

Resenha do livro “Bestializados – O Rio de Janeiro e a República que não foi”


O livro “Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a República que não foi” de José Murilo de Carvalho retrata os primeiros anos da República no Brasil e o singular processo de distanciamento entre o mundo político e a sociedade civil. O autor nos mostra que,contrariando a expectativa de renovação política e participação das classes menos favorecidas, no Rio de Janeiro – então capital do Brasil – o entrosamento entre o novo regime político teoricamente democrático e o povo foi mínimo, e que na prática não houve quase nenhuma interação entre representantes e representados. Destarte, a República não teria dado certo porque, assim como na independência, anação não esteve presente ou, como diz Aristides Lobo em uma passagem citada no livro, o povo teria assistido bestializado todo o movimento republicano.

Tal processo de transição do Império – que vivia um momento de grande popularidade devido à abolição da escravidão – para a República, se deu através de uma quartelada protagonizada pelos militares que, ressentidos pela falta de participaçãopolítica e de reconhecimento após a campanha contra o Paraguai, elevou o Marechal Deodoro da Fonseca ao posto de primeiro presidente do Brasil. O curioso foi que sem um projeto para o país, os militares entregaram-no aos imperialistas, que refizeram a constituição aos moldes constitucionais vigentes até então, que por sua vez, eliminaram do Estado a obrigação de fornecer educação ao povo.
Essemovimento, então, se apresenta como um ótimo exemplo para a análise das relações entre governo e cidadãos. Relações que tiveram nas tradições escravista e colonial um enorme obstáculo para conquista da cidadania, tendo de um lado os burocratas e do outro os grandes proprietários rurais e seus interesses econômicos.

Nesse novo cenário político que acabara de se estabelecer, o canal de comunicaçãonecessário à estrutura republicana era quase nulo. As eleições não serviam como instrumento de representação popular, pois eram negadas à esmagadora maioria da população. Estabeleceu-se um mecanismo, através do qual apenas os alfabetizados tinham o direito ao voto, ou seja, cerca de 5% da população total.
O homem comum ficava automaticamente obrigado a se adaptar a um programa de governo, a um projetovindo de cima, sem ser sequer consultado. Se esse indivíduo é excluído das decisões da sociedade de direito, é quase natural que ele despreze o dever que ela impõe em contrapartida e esse sujeito vai acabar por excluir o governo de sua vida também.
Pode-se dizer, nos primeiros anos da República brasileira, que o homem comum ainda não estava preparado para ser incluído nesse novo modelo. Bemsabemos que a consciência coletiva não é capaz de se adaptar tão rapidamente à uma mudança dessa magnitude e, sendo assim, vai levar tempo para se dar conta de sua própria cidadania e de seu papel dentro de uma estrutura representativa. Não há, então, o pacto social que deveria ser estabelecido durante a transição do modelo senhorial para essa nova sociedade civil. A massa de ex-escravos, que nuncateve direito algum, tornou-se uma massa de cidadãos desempregados ou, quando muito, empregados muito mal remunerados.
Assim, o governo que não assumiu sua responsabilidade de possibilitar ao novo cidadão acesso aos meios básicos da cidadania como educação, por exemplo, ao negar tais direitos manteve a população presa a essa situação desfavorável.
No entanto, não tardou para que setores dapopulação passassem a se organizar para lutar por seus direitos. Os operários empolgados com as promessas do novo regime tentaram organizar partidos políticos e realizaram greves, assim como ferroviários, estivadores, pequenos proprietários, entre outros, que promoveram as primeiras paralisações da capital. Os jacobinos eram os mais radicais, mantendo alto grau de tensão social. Segundo o autor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os bestializados
  • Os Bestializados
  • Os bestializados
  • Os bestializados
  • Resenha: Os Bestializados
  • Resenha Os Bestializados
  • Resumo "Os bestializados"
  • Bestializados ou Bilontras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!