Besouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BESOURO

1-Conforme ilustra o filme, a condição dos ex-escravos melhorou depois da Abolição? Cite alguns episódios sobre a opressão sofrida pelos negros.
Os escravos foram abolidos.O preconceitofez com que eles fossem realmente tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. Um episódio, foi quando o policial ata o mestre Alípio, pelo fato de ele ensinar capoeira.2-Quais as formas de residência dos negros contra a opressão?
Encontraram um caminho para lutar, uma coreografia que mesclava luta e dançaconhecida como capoeira. Os ex-escravos praticamente perpetuam sua antiga condição, particularmente no campo, sob as garras dos mesmos fazendeiros e senhores de engenho quetanto se beneficiaram na época da escravidão. Emboa portadores do status de pessoas libertas, os negros não eram exatamente tartados como membros da sociedade. Na verdade eles faziam parte de umamassa informe, desprovida dos direitos mais elementares, como moradia, alimentação e trabalho. Mergulhados neste contexto marginal, os ex-escravos praticamente perpetuam sua antiga condição,particularmente no campo, sob as garras dos mesmos fazendeiros e senhores de engenho que tanto se beneficiaram na época da escravidão.
3-Como a mulher era vista na sociedade machista? Explique.
A mulher eravista como um objeto sexual para os homens daquela época, anciã até em uma das cenas do filme o coronel tenta estuprar Dinorá, mulher de Besouro, que o massacra com capoeira. A negra escrava sempre foivista como um bem econômico superior ao negro. Somente elas podiam gerar filhos, e isso facilitava uito o negócio dos escravos porque a importação os negros era um mercado relativamente caro. Desde oprincípio do Brasil, a negra dói vista como um objeto de serventia e, numa linguagem um tanto chocante, um animal reprodutor. Além disso, havia o antagonismo da relação senhor e escrava. Muitos...
tracking img