Bernini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARROCO
Foi estilo artístico que surgiu no século XVI e meados do século XVIII. .
As obras barrocas procuravam romper o equilíbrio entre razão e sentimento, entre a arte e a ciência. Em uma épocade conflitos espirituais e religiosos, o estilo barroco procurou conciliar forças antagônicas, como o bem e o mal, céu e terra, pureza e pecado, paganismo e cristianismo, espirito e matéria.
Comocaracterísticas gerais do barroco podemos citar as seguintes:
- Emocional sobre racional: procurando atingir o observador baseando-se no principio em que a fé deveria ser atingida através da emoção, enão apenas o raciocínio.
- A busca por efeitos visuais e decorativos.
- Fortes contrastes de sombra e luz, formando efeito ilusionista, e dando a impressão de “ver o céu”, conseguindo a aparênciade profundidade.
- E a aproximação entre arquitetura e escultura.
Na escultura barroca, predomina o uso do dourado, a linhas curvas, e os drapeados das vestes. Os gestos e rostos das esculturasconseguem expressar de forma intensa emoções violentas e atingem uma dramaticidade incrível.
Gian Lorenzo Bernini.
Arquiteto, pintor, urbanista, decorador e escultor. O artista de maior influencia dobarroco.
Bernini é autor de inúmeras obras celebres, dentre as que se destacam as esculturas. Produziu diversos obras a serviço do vaticano. Dentre as quais se destacam “O Baldaquino” e o “Êxtase deSanta Tereza”.


O Êxtase de Santa Teresa. (1645-1652)
A escultura representa a experiência de Santa Teresa, trespassada por uma seta de amor divino por um anjo.
A beleza da obra deve ao uso dasensibilidade, Bernini aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos e emocionais.
Bernini seguia as determinações do Vaticano, que diziam que a a arte religiosa deveria serinteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade.

O Baldaquino. (1624-1633)
O baldaquino, ocupa o centro da Basílica de São Pedro é uma das obras...
tracking img