Bernardo guimaraes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto no dia 15 de agosto de 1825 e faleceu no dia 10 de março de 1884 , ele foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido por terescrito o livro A Escrava Isaura.
Filho de João Joaquim da Silva Guimarães, também poeta, e de Constança Beatriz de Oliveira Guimarães. Casou-se com Teresa Maria Gomes de Lima Guimarães, etiveram oito filhos, eram eles: João Nabor, Horário, Constança, Isabel, Affonso, José, Bernardo e Pedro.
Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1847, e nesta cidade tornou-seamigo dos poetas Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa. Os três e outros estudantes fundaram a Sociedade Epicureia.
Na época em que participou da criação da Sociedade Epicureia, BernardoGuimarães teria introduzido no Brasil o bestialógico, que se tratava de poesia cujos versos não tinham nenhum sentido, embora bem metrificados. Usando do burlesco, o satírico e o nonsense, estapoesia faz de Bernardo Guimarães um precursor brasileiro do surrealismo.
O seu livro mais conhecido é A Escrava Isaura. Foi publicado pela primeira vez em 1875, pela Garnier. Conta às agrurasde uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região fluminense de Campos.
O romance foi levado à tela da Rede Globo em 1976 e à da Rede Record em 2004. Aversão do Globo foi exportada para cerca de 150 países. Na China, protagonizada por Lucélia Santos, a Escrava Isaura foi assistida por mais de 1 bilhão de pessoas. Uma edição do livro naquele paísteve pelo menos 300 mil exemplares. O romance é considerado por alguns críticos como antiescravista. José Armelim Bernardo Guimarães , neto do escritor, argumenta que, se a história fossede uma escrava negra, não chamaria a atenção dos leitores daquela época para a questão da escravidão.
Em 1884 Bernardo morre em Ouro Preto e não se sabe a causa de sua morte até hoje.
tracking img