Berilio - mineralogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem cerca de trinta minerais que, reconhecidamente, contêm berílio; contudo, poucos têm importância relevante: o berilo, a fenaquita, a bertrandita e o crisoberilo. Destes só o berilo temimportância industrial. Na sua forma pura, este mineral é um silicato de berílio-alumínio, que aparece nas formas de água-marinha e de esmeralda.
O berilo está vastamente distribuído na crustaterrestre, estimando-se a sua abundância em 0,001 %. Este minério contém cerca de 10 a 12 % de óxido de berílio, tornando assim economicamente viável a sua exploração mineira. O berilo é geralmente obtidocomo sub-produto da extração de feldspato, lítio ou mica.

Ocorrência a nível mundial

Em depósitos não relacionados a pegmatitos graníticos, os Estados Unidos detém as maiores reservasconhecidas de berílio contido. São depósitos epitermais caracterizados pela presença da bertrandita.
Quanto aos depósitos de pegmatitos graníticos, a China, Rússia e o Cazaquistão são detentores dasmaiores reservas mundiais de berilo industrial, seguindo-se Índia, França, Argentina, África do Sul, Zimbábue, Brasil, Índia, Uganda, Ruanda, Austrália e outros.

Ocorrência a nível nacionalA nível nacional, podemos encontrar ocorrências na mina Tanquinhos, em Picuí, no Estado da Paraíba, nordeste do Brasil, onde foi encontrado um agregado de cristais de berilo comum que no conjuntopesou cerca de 200 toneladas. Além da Província Pegmatítica Oriental do Brasil, que se estende pela parte oriental dos Estados da Bahia e de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Temostambém a Província Pegmatítica de Solonópole, localizada na porção centro-oeste do Estado do Ceará. Há também outras pequenas províncias Goiás/Mato Grosso, Paraná/São Paulo. Os placers aluviais sãotambém um tipo de depósito importante, estando presente do sul da Bahia ao sul do Espírito Santo e no sudeste de Minas Gerais. Em menor ocorrência, há também os depósitos eluvionares nas regiões de...
tracking img