Benzodiazepinicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HELENA FAGNANI, RA: 909107048 TURMA: 7º A, UNIDADE: MEMORIAL.

BENZODIAZEPÍNICOS

Artigo Científico apresentado a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Farmácia.

São Paulo 2012

BENZODIAZEPINICOS [Benzodiazepines]

HELENA FAGNANI Graduando em Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho[helenafagnani@hotmail.com]

ORIENTADOR: MIRIAM PIMENTEL DE GODOY Titulação do orientador: MESTRADO EM FARMACOLOGA Professor do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho [mpgodoy@uninove.br]

RESUMO: Para compreender os fatores que levam ao uso abusivo de benzodiazepínicos, neste trabalho foi realizado um minuncioso levantamento de dados científicos de artigos relacionados ao assunto, tendocomo palavra chave uso e abuso de benzodiazepínicos. Os artigos foram escolhidos de acordo com o tema abordado totalizando 21 obras estudadas. Foi observado grande aumento no consumo dos benzodiazepínicos, principalmente entre mulheres e idosos. Na maioria dos casos não há a necessidade do uso de benzodiazepínicos, resultando em dependência, levada por consequência da falta de orientação medicasobre os riscos a que estão submetidos com o uso prolongado. A ocorrência da dependência com benzodiazepínicos não envolve somente o sistema de controle de dispensação, mas vários outros fatores como todos os profissionais de saúde principalmente médicos e farmacêuticos. Conclui-se que um programa de educação continuado possa conseguir trazer uma conscientização aos profissionais de saúde fazendo comque funcionem como vetores para uma utilização mais racional destes fármacos. Palavras chave: benzodiazepínicos; dependência. ABSTRACT: To understand the factors that lead to abuse of benzodiazepines, this work was minuncioso a survey of scientific articles related to the subject. Whit the passwords use and abuse of benzodiazepine. The articles were chosen according to the theme addressed a totalof 21 works studied. We observed large increase in the consumption of benzodiazepines, especially among women and elderly. In most cases there is no need for the use of benzodiazepines, resulting in dependency, taken as a result of lack of medical guidance about the risks they face with prolonged use. The occurrence of dependence whit benzodiazepines is not only the control system of dispensation,but several other factors such as all health professionals particularly doctors and pharmacists. It is concluded that a continuing education program may be able to bring an aware to healthcare professionals so that function as vectors for a more rational use of these drugs. KEYWORDS: benzodiazepine, dependency.

INTRODUCÃO Ao longo dos tempos o homem vem tendo acesso a uma ampla variedade depsicofármacos para o tratamento de diversos distúrbios como a depressão e ansiedade. A sensação de ansiedade é um mal que acomete todos os seres humanos seus sintomas psicológicos vão desde sensações difusas desagradáveis e apreensão, geralmente aparecem sintomas físicos como cefaleia, transpirações, palpitações, irritação estomacal, opressão do peito e em algumas pessoas inquietação. Já adepressão é uma doença importante prevalece ao longo da vida esta relacionada com 9-15% e talvez ate 20% nas mulheres, ele pode vir a ocorre em qualquer fase da vida a sua faixa de manifestação é por volta de 35-40 anos a sua causa especifica ate o momento é obscuro.
(1)

Uma das classes de psicofarmacos mais utilizados

no mundo para o tratamento dos distúrbios citados acima podemos destacar osbenzodiazepínicos denominados ansiolíticos que será nosso objetivo de pesquisa neste trabalho, lembrando que esta classe de medicamentos também é utilizada como medicação auxiliar no tratamento de esquizofrenia, abstinência alcoólica e epilepsia, e apesar de serem controlados pela portaria 344/99 instituída pela ANVISA, têm o seu consumo ilegal frequente e crescente em todas as classes sociais o que...
tracking img