Bentologia

2605 palavras 11 páginas
Fundamentos de Bentologia – 02/2012
Respostas da Lista de Exercícios 2

Filos Sipuncula e Echiura
1- Faça uma síntese das similaridades e dissimilaridades do plano corporal (Bauplan) entre os sipuncula e echiura.
R.: SIMILARIDADES: Celomados, Protostômios, Não segmentados, Larva Trocófora, Parede do Corpo (cutícula e células glandulares). DISSIMILARIDADES: Divisão corporal, Cerdas e probóscide em Echiura, Introverte retrátil em Sipuncula.
2- Qual a importância do celoma nestes animais?
R.: Celoma atua na sustentação do corpo, auxilia na circulação interna e locomoção ou enterramento dos organismos em sedimentos inconsolidados.
3- Sipuncula e Echiura são filos animais essencialmente sedentários e depositívoros. Em quais ambientes e condições marinhas você espera encontrar estes animais?
R.: Locais deposicionais em sedimentos inconsolidados, ou hábitats com abundante alimento (MO sedimentar) e proteção física e contra predadores (ex. Rodolitos).

Filo Mollusca
4- Faça uma síntese do Filo Mollusca, indicando e explicando as principais características do plano corporal (Bauplan) desses animais.
R.: Animais de corpo mole, celomados, protostomados, não segmentados, simetria bilateral, com cavidade interna corporal (hemocele) que faz parte do sistema circulatório aberto (fechado em Cephalopoda), possuem uma camada epidérmica espessa (manto) que secreta a concha (alguns crupos perdem a concha secundariamente). Os Mollusca ainda podem possuir uma rádula (exceto em Bivalvia), possuem um pé muscular, tubo digestivo completo, brânquias (ctenídios) na cavidade do manto, metanefrídios e larva trocófora.
5- Quais os principais grupos (Classes) de Mollusca e como se distinguem? Indique 3 representantes de Mollusca encontrados frequentemente em ambientes costeiros.
R.: Classe Aplacophora: pequenos, vermiformes, não possuem concha sólida, mioluscos primitivos, mar profundo. Classe Monoplacophora: concha formada por uma única peça em forma de capuz, com

Relacionados

  • Grade curricular de oceanografia
    3351 palavras | 14 páginas