Bens publicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BENS PÚBLICOS
1. Qual é o conceito de bens públicos?

Bens Públicos são todos aqueles que integram o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. Todos os demais são consideradosparticulares.
2. O que significa dizer que os bens públicos possuem uma alienabilidade condicionada?
Significa dizer que será possível a alienação desde que sob as condições que a lei demandar. Desse modo,só haverá inalienabilidade como princípio se a natureza do bem não comportar alienação ou se a Constituição expressamente o determinar, como é o caso das terras devolutas necessárias à proteção dosecossistemas naturais, previsto no art. 225, § 5º, da vigente Constituição.
3. O que é impenhorabilidade para os bens públicos?
É a característica dos bens públicos que impedem que sejam elesoferecidos em garantia para cumprimento das obrigações contraídas pela Administração junto a terceiros.
4. O que significa dizer que os bens públicos são imprescritíveis?
É a característica dos benspúblicos que impedem que sejam adquiridos por usucapião. Os imóveis públicos, urbanos ou rurais, não podem ser adquiridos por usucapião.
“Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião” (art. 183 e191, parágrafo único da CF). “Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião” (art. 101 do CC).
5. O que é bem publico afetado?
Diz-se que um bem está afetado quando está sendo utilizado para umfim público determinado, seja diretamente pelo Estado, seja pelo uso de particulares em geral. É a atribuição a um bem público de sua destinação específica. Pode ocorrer de modo explícito (Lei) oude modo implícito (não determinado em Lei). Ex.: os bens de uso comum o os bens de uso especial são BENS AFETADOS, pois têm em comum o fato de estarem destinados a serviços específicos.
6. O que éum bem publico desafetado?
É a mudança da forma de destinação do Bem. Em regra, a desafetação visa a incluir bens de uso comum ou do povo ou bens de uso especial na categoria de bens dominicais....
tracking img