Bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Do ponto de vista da economia, um bem é algo que, quando utilizado ou consumido, satisfaz uma necessidade concreta sentida pelo Homem. Uma refeição é um bem porque satisfaz umanecessidade concreta quando é consumida: neste caso é uma necessidade fisiológica de alimentação. Da mesma forma, o trigo é também um bem na medida em que satisfaz uma necessidade concreta quando é utilizadocomo matéria-prima na produção de farinha para posteriormente ser utilizada na fabricação de pão e de outros bens.
O conceito de bem está, desta forma, diretamente relacionado com o conceito deutilidade dado está não é mais do que a satisfação ou prazer que os consumidores retiram do consumo ou utilização de determinado bem.

| |
Bens de Consumo

Bens de consumo (ou bens de consumofamiliar) são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostose as características da sociedade em questão. São, portanto, os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas (diferentemente dos bens intermediários que são utilizados no processo deprodução para serem transformados em bens finais ou dos bens de capitais que são as máquinas utilizadas pelas indústrias).
Um produto é chamado de bem porque satisfaz uma necessidade humana. AEconomia, como Ciência, não entra em considerações éticas ou de juízos de valor; ela não questiona o que é um bem ou um mal para o indivíduo e não determina quais as transações que devem ou não serefetuadas. O fumo, embora faça mal à saúde, é considerado um bem econômico, porque satisfaz a necessidade do fumante.

Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semi-duráveis e não duráveis:
*Os bens de consumo não duráveis: São aqueles feitos para serem consumidos imediatamente, por exemplo: Sorvetes, chocolates, gasolina etc.
* Os bens de consumo semi-duráveis: São aqueles feitas...
tracking img