bennedetiales

661 palavras 3 páginas
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Ciências da Saúde
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina de Morfologia e Anatomia de Espermatófitas
Prof. MSc Bruno Edson Chaves
Aluna: Beatriz Nicole Macêdo Rocha
Histórico Evolutivo e Morfologia das ordens Aneurophytales, Archeopteriales, Bennedetiales
Archaeopteridales, talvez uma das mais notáveis descobertas feitas por paleobotanicos. Um tipo importante de progimnospermas, como o nome sugere, plantas que possuíam caractericas intermediárias entre trimerófitas vasculares sem sementes e plantas com sementes. Em 1960, Charles Beck fez um trabalho meticuloso e cuidadoso sendo capaz demonstrar que a madeira fóssil conhecido como Callixylon e as folhas do Archaeopteris (Foto 01), eram uma só planta. Isso pode até ser duvidoso, mas ao perceber que o registro fóssil raramente preserva organismos inteiros intactos, acredita-se nessa versão.
Nesse grupo, os sistemas de ramos laterais eram achatados em um plano e possuíam estruturas laminares que são consideradas folhas. Um eustelo- ou seja, um arranjo de tecidos vasculares segundo cordões isolados em torno de uma medula – aparentemente desenvolveu-se nesse grupo de progimnospermas e é uma forte semelhança ligando esse grupo de progimnospermas às plantas com sementes atuais.

Como a Foto 02 sugere, as folhas eram uma reminiscência de samambaias. E como o Dr. Beck demonstrou que fósseis de Archaeopteris foram fisicamente ligado a Callixylon, notaram que era na verdade um grupo extinto de plantas, diferentes de todas que vivem hoje, tinha madeira e se reproduziria semelhante as samambaias. Além de que o xilema de progimnospermas, tinha poços circular com borda, que são semelhantes, mas não idênticas às de coníferas. Por isso, também alguns paleobotanicos ter reconsiderado a estreita relação proposta entre as coníferas e as progimnospermas.
Aneurophytales, outro tipo de progimnospermas, que viveu no período Devoniano aproximadamente 362 a 380 milhões de anos atrás,

Relacionados