Benkler, yochai. a riqueza das redes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um momento de oportunidades e desafios

Nos últimos 150 anos, democracias modernas tem dependido de uma economia industrial da informação para a liberdade e o desenvolvimento humano.

Mudança radical nos últimos 15 anos. A revolução da internet não estaria ultrpassada, por que sua mudança é profunda e estrutural pois o ambiente das redes tem evoluído junto com os mercados e as democraciasliberais.

As mudanças tecnológicas, as diferentes formas de organização econômica e as práticas sociais neste ambiente criaram oportunidades para produzir e trocar informações e cultural, favorecendo um aumento de uma produção não proprietária e fora do sistema de mercado. Assim se sucederam o software, o jornalismo investigativo, os vídeos avant-garde, os jógos on-line…

Essas liberdade trazgrandes promessas práticas:
1 – uma forma de liberdade individual
2 – plataforma para melhor participação democrática
3 – meio de fomentar uma cultura mais crítica e auto-reflexiva
4 – um mecanismo para obter melhorias no desenvolvimento humano

Isso ameaça aqueles que já existem na economia industrial de informação, assim se dá o embate entre a ecologia institucional do ambiente digital, enteáreas da telecomunicação, direito autoral, regulação do comércio internacional.
A emersão da Economia de Informação em Rede

Há mudanças na busca de valores políticos que são centrais para as sociedades liberais.

Uma delas vem ocorrendo a mais de um século é na economia da produção de informação e cultural e a manipulação de símbolos.

A segunda é a mudança para um ambiente de comunicaçãode alto processamento e interconectados – que associamos a internet.

A primeira parte do livro argumenta do que se chama de “economia de informação em rede”, que está substituindo a economia industrial do século XIX e que não depende do sistema de percado e nem de estratégias proprietárias.

Segundo, presenciamos um crescimento da importância da produção fora do mercado. Indivíduos podemalcançar e informar ou inspirar milhões por todo o mundo. Isso é diferente quando os esforços tinham que ser canalizados para instituições de mercados ou para ações de estado. Há um efeito agregado da ação individual.

Terceiro e mais radical, é o surgimento de esforços por pares em grande escala na produção de conheicmento, informação e cultural, tipificados pelo software livre e sua grandemobilização descentralizada em torno de grandes projetos.

Exemplos se seguem a wikipédia, o seti@Home.

O capital físico é distribuído na socieade em rede. Os computadores, também podem ser utiliados pelo mercado, mas são plataformas, que sedimentam uma base para que as redes de interesse e de influência se permutem.
Economia de informação em rede e sociedade liberais democráticas.

A alegação éque a diversidade de meios de organizar a produção e uso de informação abre uma gama de possibilidades para busar valore políticos centrais em sociedades liberais, um sistema mais participatório, uma cultura crítica e justiça social. o limite que se dá entre os poderes decisórios e a liberdade individual sempre foram atributos do que definem os contornos políticos e a natureza da sociedade, Aprodução industrial e a busca de produtividade e justiça, impuseram um limite na forma que pode-se buscar uma combinação de arranjos no compromisso com a liberdade e a justiça. Singapura é um exemplo.
Autonomia ampliada

A economia em rede melhora a prática de indivíduos em três dimensões: 1 – fazer mais por eles próprios 2 – aumenta a capacidade de fazer mais comunalmente 3 – melhora a capacidadede fazerem mais em organizações formais que operam fora do mercado.
Democracia: A esfera pública interconectada

Capitulo 7

A economia de informação de rede permite uma mduança da esfera pùblica de veiculação de mídia para uam esfera pública conectada interligada, baseada na liberdade desfrutada pelos indivíduos na criação de informação e conhecimento, emergindo ao lado do mercado da...
tracking img