Benjamin e adorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
FILOSOFIA





VICTOR MAURO R. DE ALMEIDA








AO DECLINIO DA AURA E O VALOR DE EXPOSICAO DA OBRA DE ARTE DE ACORDO COM WALTER BENJAMIN












GOIÂNIA
Dezembro de 2012



Walter Benjamin, na obra “A Obra de arte na era da reprodutibilidade técnica” apresenta uma visão positivasobre a inserção da técnica na arte e na sociedade humana, ao entender que a técnica

A partir da análise de Benjamin sobre o papel do cinema neste processo, o objetivo do texto é apresentar as divergências entre as visões de Adorno e Benjamin sobre a técnica na arte.

Benjamin identifica algumas vantagens no avanço da técnica para as artes em geral. Benjamin desenvolve a ideia de que atécnica premitiu maior difusão da arte, uma vez que possibilita o deslocamento da obra de arte, ou, pelo menos, que a obra seja reproduzida em momentos ou lugares distintos daquele onde foi produzida. Consequencia disto é que a música pôde sair da catedral e ir para a casa das pessoas. Outro exemplo é da fotografia, que trouxe a capacidade de captar instântaneos, reproduzindo a açnao do olho humano, eindo ainda além ao captar ângulos diferentes da visão humana.

Neste trabalho o objetivo principal é expor a análise de Benjamin sobre o cinema, um dos principais exemplos da visão otimista desenvolvida pelo autor, e contrapô-la às ideias apresentadas por Theodor Adorno.



A auto-alienação expressa na representação do homem no aparelho revela uma “aplicação altamente criadora”. O atorcinematográfico se encontra numa situação de estranheza diante do aparelho e isto pode ser transferido para as telas, podendo ser vista pela massa, que irá controlá-la. A invisibilidade da massa para o ator reforça este controle. Assim, Benjamin coloca sua posição: a arte contemporânea deverá se orientar mais para a reprodutibilidade e menos para a obra original para ser mais eficaz. O uso políticodo controle da massa sobre o ator ocorrerá com o fim do capitalismo, já que no contexto atual o capital cinematográfico impede tal processo, pois dá um caráter contra-revolucionário a ele, promovendo, inclusive, o “culto do estrelato”.

O passo seguinte de Benjamin é a defesa do “direito de ser filmado”. Tal direito seria de todo mundo e todos devem exigir isto. Ele chega a afirmar que adiferença entre autor e público está em vias de desaparecer. Ele cita o exemplo do escritor. Está aumentando o número de escritores e o leitor já está pronto para se transformar em escritor. A competência literária passa a ter sua base na formação politécnica e não na educação especializada. Isto já está em estágio adiantado no cinema. Benjamin cita o exemplo do cinema russo, no qual o direito de serfilmado já está praticamente concretizado. Na Europa, o capital cinematográfico dificulta e atrasa este processo.




“Benjamin destacou as possibilidades abertas pela tecnologia e as conseqüências positivas desta percepção modificada (especialmente a dessacralização), enquanto que Adorno (...), apontou as conseqüências negativas e as deficiências ali presentes. Para o primeiro, um saltoqualitativo para frente; para o segundo, para trás” (Kothe, 1978, p. 37).

Stam também destaca esta oposição entre ambos os autores e vê as origens anteriores na visão do cinema de ambos, os conservadores como Duhamel que tinha posições semelhantes a Adorno e os “apólogos da cultura de massa”, com posições idênticas a de Walter Benjamin (Stam, 2003). A posição de Adorno é marcada por uma visão elitistade arte e que carrega em si alguns equívocos e que possuem o seu par antagônico em Walter Benjamin, que traz no seu bojo uma ingênua idealização da classe trabalhadora (Stam, 2003). Um idealiza “as massas”, o outro as desconsidera. A posição dos dois autores, no entanto, em que pese querer, em certos momentos, se aproximar do marxismo, é claramente não-marxista. Claro que aqui não é o objetivo...
tracking img