Benjamin franklin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 — Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor eenxadrista estadunidense.[1]
Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.
Religioso, calvinista, e uma figura representativa doiluminismo. Correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro da Royal Society. Em 1771,[1] Franklin tornou-se o primeiro Postmaster General (ministro dos correios) dos Estados Unidos.
Elepermaneceu na Inglaterra, trabalhando em várias tipografias até que, em 1726, conseguiu juntar dinheiro suficiente para voltar aos Estados Unidos e abrir sua própria tipografia. Seus negóciosprosperaram e dois anos depois ele começou a publicar a Pennsylvania Gazette, um dos jornais mais importantes da época. Em 1731, ele fundou o que provavelmente foi a primeira biblioteca pública da América. Em1732, começou a escrever e publicar o Poor Richard’s Almanac, uma coletânea anual de estórias e pensamentos sobre a vida, o amor, a política e outras atividades humanas. Em 1747, ele começou a fazerexperiências sobre a hipótese de que o relâmpago era um fenômeno elétrico, o que propiciou a invenção do pára-raios.


Entre 1736 e 1757, Franklin trabalhou como escriturário e membro da AssembléiaGeral da Pensilvânia. Ele viajou para a Inglaterra, onde foi recebido por membros da comunidade literária e científica inglesa que respeitavam seu trabalho. Depois de retornar à Filadélfia em 1762, elefoi novamente eleito para a Assembléia.


Franklin endossou firmemente a idéia de que a Grã-Bretanha deveria relaxar seu controle sobre as colônias americanas e permitir aos colonos um papel maiorno governo de seus próprios negócios. Em 1774, ele foi para a Inglaterra apresentar uma petição ao rei Jorge III (1738-1820) em favor dos colonos e do recém-formado Congresso Continental. O rei e a...
tracking img