Benjamin fraklin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BENJAMIN FRAKLIN
Benjamin Fraklin foi um homem de variados ofícios.Nasceu em Boston, e ao longo de sua vida foi jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público,cientista, diplomata e inventor.
Foi tambem um dos líderes da Revolução Americana, e é muito conhecido pelas muitas citações e pelas experiências que realizou com a eletricidade.Um homem religioso,calvinista, e ao mesmo tempo uma figura representativa do iluminismo.
Deixou os estudos aos 10 anos de idade, e aos 12 anos começa a trabalhar como impressor num jornal, ajudando seu irmão. Entre eles houveuma briga e Fraklin fugiu para a Filadelfia, em 1723. Trabalhou em varias tipografias, mudando de cidade,até que um mercadoro fez regressar a Filadelfia, dando-lhe uma posição na sua empresa.Em 1732começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo na qual se baseia uma boa parte da sua reputação popular nos EUA.
Fraklin imprimiu O sermão do pai Abraão, hoje consideradocomo texto maisfamoso da literatura produzida na América dos tempos coloniais.
Entretanto, Fraklin preocupava-se cada vez mais com os assuntos públicos. Fundou a Universidade de Nova York. Fundou a sociedadefilosofica americana, com o fim de tormentara comunicação das descobertas entre os homens da ciência.Num espaço de poucos anos ele fez descobertas sobre a eletricidadeque lhe trouxeram uma reputaçãointernacional
Aos 40 anos publicou um livro relatando experiências com a eletrecidade. Em 1752 realizou sua famosa experiência de empinar pipa durante uma tempestade, comprovando que o raio é umadescarga elétrica e inventando, assim, o primeiro para- raios. E criou a denominação de eletricidade positiva e negativa.
De volta a Pensilvania, foi recebido como herói e eleito presidente daPensilvania. Foi um dos delegados da convençãoque elaborou a constituição americana e tentou em vão abolir a escravatura. Escreveu numerosos ensaios, antigos e planfetos e seu livro mais conhecido foi...
tracking img