BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

2948 palavras 12 páginas
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

SÃO PAULO
2014
OBJETIVO
Apresentar os benefícios do exercício físico no controle da pressão arterial em hipertensos e na prevenção de doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo.

METODOLOGIA A pesquisa é do tipo bibliográfica, subsidiada por artigos, livros, internet e revistas que abordam o tema deste trabalho. Foram consultadas publicações nas áreas de educação física e medicina, utilizando como palavras chaves: hipertensão e exercício físico. Para finalizar o texto foram seguidas as seguintes fases: coleta de dados; interpretação do material coletado; seleção de textos interessantes; elaboração redacional do trabalho.

TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO
Topol (2005), afirma que a maioria dos estudos confirma que a terapia não medicamentosa pode ser efetiva na hipertensão leve ou lábil, mas que a terapia combinada não farmacológica e medicamentosa geralmente é mais poderosa para controlar a PA do que o tratamento não medicamentoso somente e mais custo – efetiva para a doença mais grave.
Ainda de acordo com Topol (2005), alguns fatores auxiliam no tratamento não – farmacológico da hipertensão:

Redução de peso: A redução de peso excessivo diminui a PAS e a PAD. A redução de peso tem relação direta com a redução da PA. Na recorrência do ganho de peso, a hipertensão pode voltar;
Exercício Físico: A adição de atividade física ao programa de perda de peso acelera essa perda intensificada a redução da PA. Uma adição de até mesmo uma caminhada diária de 20 minutos pode reduzir em 29% o risco de hipertensão incidente. O mecanismo exato provavelmente envolve diminuição do DC e da resistência periférica total, bem como modificação dos níveis séricos de noradrenalina, da sensibilidade à insulina, do equilíbrio eletrolítico, neurais e barorreflexos e estrutura

Relacionados