Beneficios - rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: ADM de RH I
Professor: Vera Neto

Trabalho sobre Benefícios
Elaborado por, Fabíola da Silva, Paula Lira, Gessica Cavalcante e Rebeca Araújo. Alunas do 4º Período do Curso de Administração de Empresas.

OLINDA-PE
2010

Benefícios sociais

Correspondem às condições de trabalho que as organizações oferecem para manter as pessoas. São oferecidos por motivações diferentes e deacordo com os objetivos da organização. Estes objetivos relacionam-se com a produtividade, desejos das pessoas e outros aspectos.Podemos observar que os benefícios se relacionam com alguns aspectos, os quais interagem diretamente com o cotidiano das pessoas na execução de suas atividades, são estes. Aspectos legais: são benefícios que toda organização tem que oferecer em função das determinaçõeslegais, assegurando condições mais adequadas de trabalho a todo corpo funcional. Por exemplo 13° salário, férias, aposentadoria, horas extras etc. Atividades exercidas: são benefícios individuais, mas muitas vezes, diferenciados de acordo com a posição exercida e/ou mesmo diferenciados por salário, desenvolvidos para estimular a produtividade e satisfação profissional. Condições internas daorganização: denominados de benefícios supletivos; são benefícios presentes na organização que favorecem todas as pessoas independentemente da posição ocupada. Aspectos sociais: são responsabilidades que a organização assume e desenvolve para o bem-estar das pessoas dentro de grupos específicos. Os benefícios relacionados às condições internas e aos aspectos sociais da organização sãodenominados de benefícios não monetários, pois são determinados e desenvolvidos por critérios internos da organização, com objetivo de satisfazer às necessidades pessoais, oferecendo praticidade e vantagens para as pessoas envolvidas, uma vez que não têm natureza financeira. Existem também os chamados benefícios assistenciais, que tem por objetivo assegurar a saúde e a segurança do quadrofuncional e dos seus dependentes.
Atualmente dois conceitos estão sendo bastante mencionados e aplicados, são estes:
A prática de benefícios flexíveis possibilita que a pessoa construa o próprio pacote de benefícios sociais ou seja, a organização oferece diferentes possibilidades de benefícios de acordo com a posição exercida, apresentando a pontuação referente a cada beneficio.
Aflexibilização de benefícios sociais oferece uma melhor compatibilidade às necessidades pessoais de cada organização. A organização dispõe de determinados benefícios e permite a substituição de alguns podendo ser utilizados de acordo com as necessidades individuais ou substituídos por benefícios mais adequados.

Benefícios mais aplicados

Como já mencionamos anteriormente, cada organização utiliza umconjunto de benefícios sociais em função dos objetivos a serem alcançados. Os gestores precisam ter em mente que, ao oferecerem um beneficio estão mexendo com a motivação das pessoas. As pessoas são diferentes e buscam diferentes objetivos motivacionais ao se engajarem em determinado tipo de trabalho. Cabe ao gestor compreender que as pessoas tem diferentes interesses, habilidades e talentos.Partindo desta percepção os gestores deverão focar suas ações naquilo que mais interessa. Para que conheça e compreenda melhor algumas destas ações, achamos importante apresentar alguns benefícios sociais já mencionados aqui e outros também utilizados nas organizações. O assunto benefícios e muito complexo e extenso no que se refere a tipos e exemplos, então falarei apenas dos mais utilizados nasorganizações, ate porque nenhuma organização é igual a outra, cada uma convive com sua complexidade interna. Mas nada impede que você desenvolva e utilize sua excelente criatividade para, de maneira inteligente, aprender e adaptar cada benefício de forma individual e cada kit de benefícios conforme as necessidades das pessoas da organização e das pessoas envolvidas.

Tipos de benefícios sociais...
tracking img