Beneficio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Competências e Aprendizagem

Como desenvolver as competências em uma organização? Para responder a esta questão é necessário percorrer o caminho que vai da aprendizagem individual, para aaprendizagem em grupo, para aprendizagem na organização.
Como eu aprendo?
Esta questão aparentemente simples implica uma viagem interior, que recupera momentos em que o conhecimento se mistura com a emoção,sinalizando situações positivas e situações tensas e angustiantes.
A aprendizagem é um processo neural complexo, que leva à construção de memórias. Aquilo que se aprende e depois se esquece é como senunca tivesse acontecido; o conjunto de coisas de que nos lembramos constitui a nossa identidade.
O individuo é exatamente só aquilo de que se lembra; eu sou quem sou porque me lembro de quem sou,porque sei quem sou.
A memória visual humana é maior que a auditiva, e a memória verbal-visual é maior do que a que pode ser retida pela comunicação oral. Um exemplo são as línguas transmitidasoralmente e que desaparecem, enquanto as línguas transmitidas pela escrita e leitura sobrevivem.
As emoções e os afetos regulam o aprendizado e a formação de memórias. As pessoas se lembram melhor daquiloque lhes despertou sentimentos positivos de que aquilo que lhes despertou sentimentos negativos e se lembra mal daquilo que as deixou indiferentes.
Duas vertentes teóricas sustentam os principaismodelos de aprendizagem;

Modelo Behaviorista: seu foco principal é o comportamento, pois este é observável e mensurável;´partindo do principio de que a analise do comportamento significa o estudo dasrelações entre eventos estimuladores e as respostas, planejar o processo de aprendizagem implica estruturar este processo em termos passiveis de observação, mensuração e réplica científica.

ModeloCognitivo: pretende ser um modelo mais abrangente do que o behaviorista, explica melhor os fenômenos mais complexos, como a aprendizagem de conceitos e a solução de problemas; procura utilizar tanto...
tracking img