BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: mapeamento, qualificação e quantificação dos resíduos sólidos produzidos no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

7484 palavras 30 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANA VALDA PINHEIRO LIMA

PROF. FRANCISCO LAERCIO PEREIRA BRAGA

BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: mapeamento, qualificação e quantificação dos resíduos sólidos produzidos no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

FORTALEZA – CEARÁ
2014
1 INTRODUÇÃO

A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental, aliada a degradação dos recursos naturais e o aumento de resíduos sólidos nunca foi tão abordado pela sociedade atual, como está sendo agora.
Dois dos principais fatores para o aumento da geração de resíduos sólidos são: o crescimento populacional e o econômico. Estes estão diretamente ligados a quantidade de produtos que são consumidos atualmente e que antes o poder aquisitivo do indivíduo não permitia o seu acesso. Com isso, aliado ao crescimento exponencial da tecnologia, um aparelho com uso de 5 anos, como um televisor, por exemplo, saí mais barato para o consumidor comprar um novo, com uma nova tecnologia, do que efetuar o conserto desse bem. Daí vem o problema: o que fazer com esse aparelho “obsoleto” e como descartá-lo sem prejudicar o meio ambiente?
A quantidade e a diversidade de resíduos sólidos gerados e a falta da adoção de leis ambientais para a separação, quantificação e coleta adequada do lixo produzido, estão sendo utilizados como um forte argumento para que seja adotada legislação vigente para essa prática, conforme descrito na Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Essa preocupação com o meio-ambiente, a partir da elevada geração de resíduos sólidos, tornou-se um grande desafio para a sociedade como um todo, atingindo não só as empresas particulares, onde estas precisam adequar produtos e serviços a essa nova consciência, como também às empresas da Administração Pública, como é o caso das universidades.
As universidades possuem um

Relacionados

  • FD2013
    65254 palavras | 262 páginas