TRANSGÊNICOS

Benefícios
• Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
• Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo aprodução.
• Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.
• Preservação: por meio destas modificações genéticas, pode-se estender a vida útil do alimento.

Riscos
• Saúde: os produtospodem produzir alergias em pessoas suscetíveis e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos.
• Economia: do ponto de vista comercial, estes produtos são os preferidos pelos agricultores, gerando uma dependência das empresas multinacionais que os comercializam.
•Conservação: causam contaminação genética irreversível. O aparecimento de organismos com maiores aptidões provoca o risco de extinção nas variedades endêmicas ou silvestres.
• Culturais: as técnicas agrícolas milenares que conviviam de forma equilibrada com o meio ambiente sãoalteradas.

No Brasil, a aprovação de uso e consumo da soja contendo o gene Roundup Ready® foi dada pela CTNBio, em 1998, mas uma medida judicial suspendeu essa aprovação até 2003, quando uma medida provisória (MP) autorizou o plantio. A nova lei de biossegurança sancionada em 2005confirmou a decisão da CTNBio dada em 1998 e, hoje, não há empecilho legal para a utilização dessa tecnologia no Brasil. 
Com relação ao caso específico da utilização em escala comercial da cultivar da soja geneticamente modificada .roundup ready. resistente ao herbicidaglifosato, requerida pela empresa Monsanto, a CTNBio regulamentou, por meio da Instrução Normativa nº 18, de 15/12/98, os procedimentos a serem observados para sua liberação planejada no meio ambiente e seu plantio comercial, por ter entendido que, do ponto de vista da biossegurança, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Benefícios e malefícios dos transgênicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Benef%C3%ADcios-e-Malef%C3%ADcios-Dos-Transg%C3%AAnicos/7340.html

MLA

"Benefícios e malefícios dos transgênicos" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Benef%C3%ADcios-e-Malef%C3%ADcios-Dos-Transg%C3%AAnicos/7340.html>.

MLA 7

"Benefícios e malefícios dos transgênicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Benef%C3%ADcios-e-Malef%C3%ADcios-Dos-Transg%C3%AAnicos/7340.html>.

CHICAGO

"Benefícios e malefícios dos transgênicos." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Benef%C3%ADcios-e-Malef%C3%ADcios-Dos-Transg%C3%AAnicos/7340.html.