Benefícios e malefícios da atividade física

Introdução

É sabido que a prática de atividades físicas é ótima para a nossa saúde, mas exatamente até aonde praticar exercícios físicos faz bem? Quais os benefícios da prática regular de atividades físicas? A prática de atividade física exagerada e/ou sem orientação de um profissional da área pode trazer riscos à saúde? Quais? Como é feita a escolha da atividade física adequada? É o que serárespondido no trabalho a seguir.

Atividade Física
O que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mentais esociais, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
Benefícios da prática regular de exercícios físicos.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Nocaso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL- colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantespara a redução da mortalidade associada a elas. Veja a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substânciasrelacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto noambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a práticaintensa de atividade física para que se garantam seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
Benefícios daatividade física na adolescência
Além de todos estes benefícios acima citados, outros benefícios da atividade física na adolescência são:
• Combater o excesso de peso;
• Melhorar a auto-estima;
• Diminuir a depressão;
• Melhorar o desempenho escolar;
• Diminuir o estresse e o cansaço;
• Melhorar a postura;
• Melhorar a aparência da pele.
Se o adolescente gozar de boa saúde física emental ele poderá realizar qualquer atividade física, à livre escolha, pois nesta faixa etária têm-se mais força, boa disposição e o risco de doenças são muito reduzidos.
Benefícios da atividade física na terceira idade
Os benefícios da atividade física na terceira incluem:
• Melhora do equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e consequentemente de ossos quebrados;
• Diminui a perda de massa...
tracking img