Benefícios que a análise swot pode refletir em empresas de pequeno porte

Páginas: 9 (2173 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
A ANÁLISE SWOT SENDO ESTUDADA EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NA CIDADE DE GRANJA - CE
Sávio Fontenele da Ponte1
RESUMO –
A análise SWOT pode ser uma ferramenta reveladora para qualquer empresa que queria se dinamizar e possuir uma maior visão de seu todo, a fim de corrigir erros e explorar suas virtudes. Durante o primeiro semestre de administração vimos muitos exemplos de empresasmultinacionais e renomadas dentro do mercado de trabalho, esse artigo pretende apresentar como uma empresa de pequeno porte se comporta a aplicarmos a analise SWOT. Com esta analise de cenário iremos apresentar um estudo interno e externo da empresa e opções estratégicas para a resolução de problemas. Procuraremos apresentar a maneira correta de aplicar esta ferramenta de analise estratégica em qualquerempresa para que o administrador usufrua de seus benefícios.
Palavra-chave: SWOT. Gestão. Planejamento estratégico. Aprendizado, pequena empresa.

1 INTRODUÇÃO
As pequenas empresas, muitas vezes, não são dirigidas por administradores e sim pessoas com formação em outras áreas ou em área nenhuma, isso acaba tornando a EPP (empresa de pequeno porte) fraca e vulnerável. O papel do administrador émanter essa EPP com força suficiente para vencer os desafios que lhes são apresentados a cada dia.
Sendo assim, o administrador, dentro de sua gestão, precisa ter uma visão das forças e fraquezas das oportunidades e ameaças que iram levantar ou abalar com a estrutura da EPP. E a maneira mais simples de ter essa visão é fazer a análise SWOT.
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazeranálise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. (www.wikipedia.org, 16 de dezembro de 2010)
Tendo em mente a simplicidade da analise SWOT podemos perceber o porquêdela ser tão bem aceita nos demais tipos de empresas, mas os gerentes de empresas, que não são sequer uma iniciação no curso de administração desconhecem esta ferramenta que pode ser decisiva nos momentos mais críticos que toda empresa (EPP ou até multinacional) passa. Com isso devemos, finalmente, aprender a fazer a Analise SWOT.
2 VISÃO GERAL DA ANÁLISE SWOT
SWOT é uma sigla em inglês quesignifica forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). E esses quatro elementos serão usados como base de nossa explicação. Eis suas definições:
* Forças: é o potencial interno de sua empresa. Nesta área está compreendido tudo que o administrador pode prever e controlar. Exemplo: bom atendimento, localização e climatização do local;
*Fraquezas: é aquilo que esta deficiente no campo interno de sua empresa. É tudo aquilo que o administrador deveria ter previsto ou nada fez diante do erro. Exemplo: ambiente sujo, preços altos e mau atendimento;
* Oportunidades: isso parte do ambiente externo. É o que acontece ao redor de sua empresa que irá à fazer vender mais ou ser mais conhecida. Exemplo: Prefeitura constrói um estacionamento nafrente de sua empresa, um banco abre ao lado de sua empresa ou você tem um desconto na compra de insumos;
* Ameaças: também parte do ambiente externo. É tudo aquilo que ocorrer fora do seu poder administrativo e que será prejudicial a sua empresa. Exemplo: interdição da rua de sua empresa, outros comerciantes visinhos a sua empresa migram para outro centro comercial lhe deixando só ou algumtipo de desastre.
O administrador faz o levantamento das forças, Fraquezas, oportunidades e Ameaças e os organiza a fim de corrigir Suas fraquesas e ameaças explorando Suas forças e oportunidades. A figura 1, na próxima página, resume a explicação sobre analise SWOT.
Se durante for detectado que existem muito mais ameaças e pontos fracos em sua empresa, isso pode significar que ela aproxima-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE COMPARATIVA MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE
  • Me e epp: uma análise das micro empresas e empresas de pequeno porte
  • OS BENEFÍCIOS DO SIMPLES NACIONAL PARA AS MICROEMPRESAS E ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
  • ANÁLISE COMPARATIVA DE POLÍTICAS DE RH EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE
  • COMO A ANÁLISE DO MICROAMBIENTE INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.
  • A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO NAS EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE.
  • Análise da gestão de estoques de uma empresa de cosméticos de pequeno porte
  • Empresa de pequeno porte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!