Benefícios da utilização de um sistema de gestão integrado na aplicação nas normas nbr iso 9001:2008, nbr iso 14001:2005 e bs ohsas 18001:2007

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO NA APLICAÇÃO NAS NORMAS NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2005 e BS OHSAS 18001:2007



Resumo
A intenção neste trabalho é apresentar um estudo direcionado sobre as normas de certificação NBR ISO 9000:2008, NBR ISO 14000:2005 e BS OHSAS 18000:2007, de forma comparativa, visando seus pontos coincidentes, com o intuito de modelar umformato de sistema de gestão que integre as exigências de cada uma das certificações de forma harmônica e que vise acima de tudo uma melhor sinergia entre os sistemas e uma aplicação mais prática das exigências das certificações. Assim, será possível demonstrar o caminho pelo qual a empresa que busca a implantação de um Sistema de Gestão Integrado deverá percorrer para que chegue ao seu objetivo,colhendo passo após passo as melhorias oriundas dos sistemas, que se relacionarão de forma sinérgica e simplificada, sem o risco que ocorre quando das certificações isoladas se esbarrarem em suas exigências individuais e criarem empecilhos ao processo.

Palavras chave: sistema integrado, gestão integrada, Normas ISO
1 – Introdução

Cada vez mais as empresa se vêem obrigadas a buscarem amelhoria de seus processos produtivos, sem descuidarem das questões relacionadas a segurança de seus colaboradores e também das questões ambientais.
Melhoria de processos, atrativos aos consumidores, exigência de grandes clientes, venda de ações no mercado externo: são várias as razões que motivam as empresas a buscarem os Sistemas de Gestão e por consequência as certificações.
Uma dasmais conhecidas é a série ISO 9000, referente a qualidade no seu mais abrangente sentido, e verificando o processo como um todo, dita diretrizes que garantem a padronização dos processos das organizações.
A série ISO 14000, responsável pela padronização da gestão do meio ambiente, também dá prestígio no mercado e por muitas vezes é exigida por clientes, que sem a apresentação docertificado não fecham nenhum negócio.
Também faz parte deste cenário a série OHSAS 18000, que está diretamente ligada ao cumprimento das legislações trabalhistas e procedimentos internos da empresa que garantem a segurança e saúde dos trabalhadores.
Mas como manter estes três sistemas funcionando em harmonia dentro de uma organização? É aí que entra em cena o Sistema de Gestão Integrado, quepermite que estes três sistemas funcionem em sua plenitude, prevendo seus pontos coincidentes e mantendo uma padronização necessária que atenda a todos os requisitos particulares e comuns dos sistemas.


2 – Entendendo os Modelos de Gestão dos Sistemas de Gestão


Que os sistemas de gestão trazem resultados positivos às organizações é uma verdade comprovada pela quantidade de empresas quebuscam seus benefícios através das implantações desses sistemas em seus processos de trabalho. Os resultados positivos foram encontrados em todas as literaturas específicas utilizada nesse estudo.
Os resultados positivos não são sentidos apenas pela organização, mas também por todos que estão ligados direta ou indiretamente a ela. Sobre isso, Felipe (2001) fala o seguinte:Os sistemas de gerenciamento da qualidade (ISO9000), gestão da qualidade ambiental ISO14000) e da saúde e segurança no trabalho (OHSAS18001), apesar de tratarem de temas específicos e serem implementados a partir de premissas como redução de custos, melhoria da imagem, competitividade, exigência de fornecedores e outras, possuem também características sociais, ao tratarem de qualidadede produto, meio ambiente, saúde e segurança das empresas e de suas comunidades próximas.(FELIPE, 2001 p.1)


Segundo Soller (2002), existem três formas para implantação de sistemas de gestão em uma organização, um onde os sistemas trabalham de maneira paralela, outro de maneira fundida e outro onde os sistemas trabalham de maneira integrada. Descreveremos cada um mais detalhadamente abaixo....
tracking img