Benefícios da reabilitação fisioterapêutica em pacientes submetidos à artroplastia total de joelho

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2011
I.Introdução

A Osteoartrose é uma doença reumática de caráter degenerativo que afeta as articulações sinoviais, caracteriza-se por apresentar alterações na cartilagem articular, ossos e tecidos moles, com presença de áreas de fibrilação e fissuração, alem de microtraumas, cistos e esclerose no osso subcondral e formação de osteófitos nas bordas articulares [1].
Segundo Salmela et al [2], aosteoartrose ocupa o terceiro lugar no ranking das doenças incapacitantes na lista dos segurados da Previdência Social que recebem auxilio doença, sendo superada apenas pelas doenças mentais e cardiovasculares.
Uma das articulações mais afetadas pela osteoartrose é o joelho, onde é particularmente incapacitante devido à dor provocada, perda de função, e redução da qualidade de vida [3].
Quando opaciente não responde ao tratamento conservador, a escolha passa a ser o tratamento cirúrgico que frequentemente corresponde a Artroplastia Total de Joelho, que tem como objetivo aliviar a dor, corrigir as deformidades e permitir o arco de movimento funcional, mantendo a estabilidade e a função do joelho para as atividades de vida diária [4, 2].
A fisioterapia tem como objetivo na reabilitaçãoapós uma cirurgia de artroplastia total de joelho, ampliar o estado funcional do paciente com respeito à mobilidade e as atividades de vida diária, além de minimizar as complicações do pós-operatório [5].
O objetivo deste estudo é descrever os benefícios da reabilitação fisioterapêutica em pacientes submetidos a artroplastia total de joelho.

I.I Osteoartrose e Artroplastia Total de Joelho

Aosteoartrose é uma doença crônica, degenerativa, com caráter progressivo que afeta as articulações sinoviais, caracterizando-se por dor, limitação da amplitude de movimento
E uma possível deformidade nos estágios mais avançados [6].
No Brasil a osteoartrose atinge cerca de 16,2 % da população, sendo que a prevalência aumenta com a idade por ser uma doença lenta e progressiva, sendo que 85% daspessoas com idade superior a 70 anos apresentam diagnóstico radiológico de osteoartrose [1].
Pode ser classificada como primária, quando sua causa é desconhecida, como nos casos que a sobrecarga nas articulações e o envelhecimento, a cartilagem enfraquece e ocorre desgaste, podendo ser agravado pelo fator hereditário; e secundária, onde o gatilho inicial pode ser um traumatismo articular, infecçãoarticular, necrose avascular, doenças inflamatórias, doenças metabólicas e doenças hemorrágicas [7].
A fisiopatologia da osteoartrose envolve alterações especificas na cartilagem articular e no osso subcondral [7]. A cartilagem articular sofre alterações morfológicas, sendo rompida e fragmentada, apresentando fibrilações, erosões, e redução progressiva de sua espessura, expondo o osso subcondralque recebe maior impacto mecânico, reagindo com remodelação, tornando-se mais denso, sofrendo alterações proliferativas na margem das articulações e no assoalho das lesões cartilaginosas [7,6,8].
Podem ser observados sintomas no paciente com osteoartrose como crepitação articular, diminuição da amplitude de movimento, presença de inflamação, instabilidade, e dor a movimentação [5].
O tratamentoconservador envolve vários aspectos como, mudança no estilo de vida, perda de peso, atividade físicas adequadas, fisioterapia e uso de medicamento [9].
O tratamento cirúrgico geralmente é indicado nos casos mais avançados da doença onde o tratamento conservador já não surte mais efeito, frequentemente é realizado uma artroplastia total de joelho que é uma técnica cirúrgica onde é realizada asubstituição dos componentes anatômicos do joelho que estão comprometidos por uma prótese [10,2].
A artroplastia total de joelho tem como objetivo aliviar a dor, corrigir deformidades e permitir o arco de movimento funcional, mantendo a estabilidade a função do joelho nas atividades de vida diárias [4].
Dentre as complicações da artroplastia total de joelho a mais frequente é a rigidez articular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artroplastia parcial e total no joelho
  • Artroplastia total de joelho
  • TREINO DE PROPRIOCEPÇÃO NA HIDROTERAPIA PARA PACIENTE COM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO...
  • Atuação fisioterapêutica na reabilitação de paciente queimado
  • ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA REABILITAÇÃO DO PACIATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA REABILITAÇÃO DO PACIENTE...
  • Reabilitação fisioterapêutica em paciente pós tenorrafias: Relato de Caso.
  • Artroplastia de joelho
  • Artroplastia do joelho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!