Benefícios da psicologia da educação na atual escola pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I- INTRODUÇÃO

O presente trabalho será apresentado pela aluna Emmanuelly Andrade, pelo curso de Pedagogia, na disciplina de Psicologia da Educação, da Escola Instituto Superior de Educação Alvorada Plus, pela professora Renata Maria, da cidade de Campo Limpo/SP, tem como objetivo enfatizar os benefícios da Psicologia na Educação.

De acordo com a literatura disponível naárea, a Psicologia se constitui enquanto ciência no final do século XIX, momento em que observamos a delimitação de seu espaço próprio como campo de conhecimento, de seu objeto de estudo, de seus métodos e de seus objetivos. No Brasil, a conquista do status de ciência autônoma pela psicologia como nos aponta Antunes (1999), teve na Educação um dos principais pilares de sustentação para que esteprojeto se realizasse.

As transformações históricas decorrentes da Proclamação da República impuseram aos intelectuais da época uma maior preocupação com as questões educacionais. Influenciados pelas idéias positivistas e liberais importadas da Europa, defendiam a educação escolarizada, baseada respectivamente nos fundamentos do cientificismo e do humanismo, como sendo a principal via paraque o principio do liberalismo- a igualdade de oportunidade se concretizasse.

Neste contexto foram realizadas varias reformas no âmbito educacional cujo objetivo consistia em implantar nos currículos escolares, disciplinas cuja orientação pedagógica oscilava entre as tendências humanistas e cientificistas. Dentre estas podemos destacar a Reforma Benjamin Constant de 1890. Inspirada nosidéias positivistas propunha a liberdade e laicidade do ensino geral e a gratuidade do ensino primário. Este processo se efetiva causando mudanças na estrutura educacional do país. De acordo com Antunes (1999) “sua tônica foi a substituição da tendência humanista clássica pela tendência cientificista, que introduziu disciplinas de natureza cientifica determinada pela orientação positivista.Merece destaque nessa reforma a substituição da disciplina Filosofia pelas disciplinas Psicologia e Lógica” (p.68).

É importante salientar que estas tendências fundamentadas em idéias européias pouco se relacionavam com a realidade brasileira. Sendo assim, estas reformas pouco contribuíram para que os grandes problemas educacionais- analfabetismo, grande número de crianças que em idadeescolar, se encontravam fora da escola - fossem recuperados.

O crescente processo de industrialização do país e o desenvolvimento urbano-industrial nas primeiras décadas do século XX fizeram emergir a necessidade de mão-de-obra qualificada para o trabalho fabril. A instrução do operariado era defendida por aqueles que a consideravam fundamental para o processo de industrialização. É dadoinicio então ao movimento pela difusão educacional que tinha na vertente escolanovista sua sustentação teórica. Esses movimentos não se excluem, ao contrário, o escolanovismo acaba por dar a sustentação teórica ao movimento pela difusão educacional.

O ideário escolanovista consistia em defender a Educação como sendo o principal recurso para transformar o homem e, conseqüentemente, asociedade. Para tanto, propunha rever as formas tradicionais de ensino bem como a concepção de infância que se tinha ate então. A fim de compreender a criança enquanto um ser diferenciado do adulto, assim como o seu desenvolvimento, era necessário que a Pedagogia se reformulasse buscando na Biologia, Sociologia e Psicologia as bases para esta compreensão. Neste âmbito, a Psicologia, enquanto ciênciaque estuda o homem em suas diferentes perspectivas, veio a contribuir fundamentalmente neste projeto.

II- DESENVOLVIMENTO

A psicologia tornou-se, então, exigência vital para a Educação, principalmente na vertente escolanovista, pois esta ciência deveria ser capaz fornecer muitos subsídios teóricos e todo um arsenal técnico para instrumentalizar a ação educativa. É possível...
tracking img