Benefícios da estética na auto-estima de pessoas que fizeram tratamentos estéticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BENEFÍCIOS DA ESTÉTICA NA AUTO-ESTIMA DE PESSOAS QUE FIZERAM TRATAMENTOS ESTÉTICOS

1 RESUMO

Os termos, autoconceito, autoconhecimento, auto-avaliação, conhecimento de si mesmo, auto-estima, auto-imagem, imagem de si mesmo ou autodescrição, têm sido usados na literatura, quase que como sinônimos, embora uma ou outra abordagem teórica privilegie o uso de um ou outro como mais explicativo ouadequado ao referencial de apoio. Entretanto, para nosso estudo, interessará as concepções teóricas sobre a auto-estima. A estima que um indivíduo sente por sua própria pessoa é de suma importância para sua experiência e seu desenvolvimento na sociedade com a qual interage, isto é, para sua atitude consigo mesmo e para com os outros. Por outro lado, os padrões de beleza femininos exigem dosindivíduos o autocontrole de sua aparência física fazendo com que invistam na sua força de vontade e autodisciplina para obterem um corpo “trabalhado”, “cuidado”, sem rugas, estrias, gorduras localizadas ou flacidez, tornando-se interessante verificar que a operacionalização estétita e cosmética relaciona-se também com valores morais contemporâneos como a auto-estima e o compromisso de mantê-la sempre emgrau elevado. Assim, a intenção da pesquisa é analisar como a auto-estima e a beleza são construídas e modificadas por meio do tratamento estético tendo como referência o ideal de valorização do corpo através das técnicas de sua produção. Com vistas ao exposto, neste trabalho, o corpo será visto então como algo que é possuído pelo indivíduo e é também comunicador de sua(s) identidade(s), emitindosinais que, por meio de sua manipulação, permitem às pessoas vestirem-se e desvestirem-se de identidades conforme o contexto. Desta forma, o corpo é encarado como objeto em transformação, capaz de permitir por meio de sua manipulação estética - cirurgias plásticas, musculação, tatuagens, tratamentos capilares, maquiagem - que a pessoa diga ao mundo quem ela é ou gostaria de ser.

Palavras-chave:Auto-estima, Tratamento estético, Beleza.

2 BENEFÍCIOS DA ESTÉTICA NA AUTO-ESTIMA DE PESSOAS QUE FIZERAM TRATAMENTOS ESTÉTICOS

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) , em 2004, em nosso país foram realizadas aproximadamente 616.287 mil cirurgias plásticas, sendo 365.698 mil consideradas estéticas, caracterizando o Brasil como o segundo país onde mais se fazemcirurgias plásticas ao lado dos Estados Unidos. Estes dados refletem a relevância do corpo para a sociedade contemporânea e sua busca incessante pela perfeição da escultura corporal. Esta procura desesperada alimenta uma pujante indústria da beleza. (JABLONSKI,2001).
Del Priore (2000, p. 15) afirma que o modelo corporal das mulheres ocidentais associa entre beleza, saúde e juventude e das práticas deaperfeiçoamento do corpo, a exemplo dos tratamentos estéticos. Assim,

[...] a imagem corporal da mulher está longe de desembaraçar-se dos esquemas tradicionais, ficando longe da propalada liberação dos anos 70 (...) mais do que nunca a mulher sofre prescrições [...] no início do século XXI, as mulheres são obrigadas a se colocarem a serviço de seus corpos.

O corpo, por outro lado, é umcomunicador de nossas emoções e um tradutor de nossos pensamentos e vontades. O movimento corporal fala, expressa e revela os mais íntimos desejos. É através dele – e com ele – que descobrimos o mundo e as sensações. Contudo, nosso corpo, muitas vezes, revela algo que não queremos mostrar, ou ainda é diferente e não corresponde às nossas expectativas (MELLO FILHO, 1992).
O desejo veemente da beleza,da perfeição das formas, sempre imperou na vida do homem. O incessante e angustiante desejo de parar o tempo, não para alcançar a imortalidade, mais sim à desesperada busca da eterna juventude. Mas o que é beleza? O mundo foi desafiado por esta pergunta. E a cada dia se aventura, há séculos, na busca de uma resposta escondida. A beleza e suas implicações na representação de si têm grande efeito...
tracking img