Benefícios da cafeína

Páginas: 3 (631 palavras) Publicado: 20 de abril de 2010
Benefícios da cafeína

A cafeína é uma substância estimulante psicoativa de sabor amargo, da família dos alcalóides e do grupo das xantinas. Foi descoberta por um químico alemão no século XIX,Friedrich Runge, que criou o termo ‘cafeína’ (em alemão, kaffein) pelo fato de a substância ser encontrada no café.
A cafeína pode ser encontrada em quantidades variáveis nos grãos, folhas e frutos devárias plantas, atuando como pesticida natural. Seu efeito para alguns insetos é paralizador, seguido de morte.
O consumo por pessoas é feito através de infusões extraídas das cerejas do pé de café edas folhas de chá, bem como por meio de diversas bebidas derivadas da noz de cola. Chás, mates, guaranás e derivados também contêm cafeína. Dentre as substâncias psicoativas e estimulantes, a cafeínaé a mais consumida no mundo, sendo no entanto de uso legal e não-regulamentado na maioria dos países.
O efeito principal da cafeína é atuar como estimulante no sistema nervoso central. A cafeína éresponsável por afastar a sonolência e restaurar o estado de alerta de uma pessoa, embora esse efeito seja bastante temporário.
Algumas pessoas, sobretudo as intolerantes à substância, relatam umefeito diurético associado ao consumo de cafeína. No entanto, o consumo freqüente desenvolve no indivíduo uma resistência a esse efeito, de modo que a comunidade científica falha em associar o consumofreqüente de alimentos e bebidas com cafeína e efeitos de desidratação significativos.
Os efeitos benéficos do consumo da cafeína são muitos. Recentemente, um pesquisador da “Vanderbilt UniversityInstitut for Coffee Studies”, nos Estados Unidos, demonstrou que crianças que consomem café com leite todos os dias têm menos chances de desenvolver sintomas de depressão, quando comparadas a crianças quenão estão habituadas ao consumo de cafeína.
Alguns pesquisadores brasileiros, fazendo coro com a comunidade internacional, também afirmam que o café ajuda a reduzir o colesterol, é coadjuvante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cafeína
  • CAFEINA
  • cafeina
  • Cafeina
  • Cafeína
  • cafeina
  • CAFEÍNA
  • Cafeína

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!