Benedito calixto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
CURSO DE TURISMO

AVALIAÇÃO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO,
NO BAIRRO DE PINHEIROS, SP



SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO

1. Introdução
2. Objetivos
3.1. Geral
3.2. Específicos
3. Procedimentos Metodológicos
4. Localização da área
5. Desenvolvimento da pesquisa
6.3. Técnicas utilizadas
6.4.Levantamento de dados
6. Resultados obtidos
7.5. Atrativos do meio físico
7.6. Atrativos do meio biótico
7.7. Atrativos do meio antrópico
7. Proposições
8. Considerações finais
Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordou o tema envolvendo a avaliação dos atrativos turísticos de uma praça como exigência da disciplina “Fundamentos Geográficos:análise das paisagens”.
O estudo em questão foi materializado por meio da análise de caso referente a Praça Benedito Calixto, localizada no Bairro de Pinheiros, na zona Oeste da cidade de São Paulo.
Justifica-se a presente pesquisa diante dos fatos de ser uma praça bem localizada e de fácil acesso, bem movimentada e com grandes atrativos turísticos. Pelo fato de ser muito movimentada, sua fauna eflora poderia ser degradada pelo homem.
Com o presente estudo, almejou-se a obtenção das seguintes metas:
a. obtenção de um diagnóstico do bairro;
b. treinamento do olhar e da percepção sobre as paisagens geográficas;
c. avaliação das condições do bairro frente os seus problemas;
d. possibilidade de criação de melhorias das condições de vida dos habitantes do entorno, por meio depolíticas específicas.

2. OBJETIVOS
3.1. Geral

O objetivo geral da pesquisa foi a avaliação dos potenciais turísticos da Praça Benedito Calixto, tais como:
A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. O evento, que se realiza todos os sábados, das 9 às 19 horas, no bairro dePinheiros, conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação.
O Autor da Praça é um projeto que acontece 2 vezes ao mês e tem despertado muita atenção. No espaço de apresentações Plínio Marcos, autores fazem lançamentos de seus livros enquanto batem um papo descontraído com os freqüentadores.
Chorinho na Praça acontecetodos os sábados, das 14:30 às 18:30, você tem oportunidade de ouvir o tradicional chorinho da praça Benedito Calixto, comandado por Canário e seu Regional.
A Praça de Alimentação com suas comidas típicas, é um ponto de encontro todas as tardes de sábado onde os freqüentadores da Feira se reúnem para comer os petiscos, tomar uma cerveja ao som do chorinho.
A musicalidade da Feira não se limitaao chorinho, acolhendo espetáculos de música de diversos gêneros. Um desses espetáculos que acontece com bastante freqüência é a apresentação de corais às 18 horas, encerrando as atividades da Feira.

3.2. Especificos

A Praça Benedito Calixto está localizada no bairro de Pinheiros, São Paulo, entre as Ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde, um importante eixo viário e de compras dacidade. Muitas pessoas transitam por lá todos os dias e encontram na praça seu lugar de descanso e lazer.
A região de Pinheiros, privilegiada, mantém ainda a qualidade de colocar o homem em contato com a cidade a céu aberto, e a Praça Benedito Calixto tem sido um exemplar raro desta resistência ao confinamento, ao medo, e tem conseguido se manter como o espaço ideal para o congraçamento de muitosgrupos diferentes que possuem objeti- vos em comum: o do lazer saudável e da busca das atividades sociais e culturais que lá ocorrem. É, ainda, um reflexo do que existe de belo nesta cidade de tantas questões e cores.
A Feira de Arte, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto é um local importante de encontros, onde o urbano pode alimentar-se do simbólico de que ele tanto necessita para...
tracking img