Benedicti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Dom Pedro II Disciplina Biologia Celular, Molecular e Genética Prof. Carlos Neves

Estudo Dirigido 1 01 A maior parte dos seres vivos é composta de água. No corpo humano, a porcentagem de água pode variar de 20%, nos ossos, a 85%, nas células nervosas; nas medusas (animais marinhos), a porcentagem de água chega a mais de 95%. Analise as afirmativas que indicam corretamente aimportância da água nos seres vivos, julgando-as como verdadeira ou falsa, justificando. I - A maioria dos elementos químicos, presentes nos seres vivos, necessitam de um meio aquoso para se dissolverem e reagirem uns com os outros. II - A água atua no transporte e remoção dos produtos do metabolismo. III - A grande capacidade da água de absorver calor protege o material vivo contra súbitas mudançastérmicas. IV - A água atua como lubrificante, estando presente nos líquidos corporais, entre um órgão e outro.

02 As proteínas são substâncias orgânicas de múltiplas funções nos seres vivos, conforme sua forma na natureza, elas podem ser classificadas como fibrosas ou globulares. Somos diferentes uns dos outros, pois produzimos proteínas diferentes com funções plásticas, metabólicas, imunológicas,energéticas e outras. Discorra, de forma sucinta, sobre as funções atribuídas às proteínas.

03 Acreditamos que as principais causas de mortes por doenças cardíacas entre os humanos estão relacionadas com a má alimentação que fazemos ao longo de nossas vidas. Fale sobre os lipídeos e suas funções nos seres vivos. 04 Os ácidos nucleicos são as moléculas “mestras” da vida. Elas são “responsáveis” pelasíntese de todas as enzimas que controlam, de alguma forma, a atividade celular. Relacione os ácidos nucléicos com suas respectivas características. I – DNA II – RNA A – açúcar da molécula = desoxirribose B – açúcar da molécula = ribose C – presença de timina D – presença de uracila E – cadeia dupla F – cadeia simples G – capacidade de autoduplicação

1

Faculdade Dom Pedro II DisciplinaBiologia Celular, Molecular e Genética Prof. Carlos Neves

05 A composição do leite de cada espécie de mamífero é adequada às necessidades do respectivo filhote. O gráfico a seguir apresenta a composição do leite humano e do leite de uma espécie de macaco. Considere dois filhotes de macaco: um alimentado com outro com o mesmo volume. A partir da análise do gráfico, pode-se dizer que um filhote demacaco que for alimentado com o mesmo volume de leite humano provavelmente apresentará:

a) deformidades ósseas. b) carência energética. c) menor crescimento. d) diarréias frequentes. e) dificuldade de coagulação

06 Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir: I - Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígadode vaca. II - Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais. III - Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma. IV - Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico.

Quais seriam essas substâncias? 07 Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos. a) Cite doispolissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.

2

Faculdade Dom Pedro II Disciplina Biologia Celular, Molecular e Genética Prof. Carlos Neves

08 Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podemser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos. Associe adequadamente a segunda coluna à primeira. COLUNA I 1. Monossacarídeo 2. Oligossacarídeo 3. Polissacarídeo COLUNA II ( ) sacarose ( ) desoxirribose ( ) amido ( ) quitina ( ) galactose ( ) maltose...
tracking img