Benchmarkng sabesp

5162 palavras 21 páginas
marking
Introdução

Neste trabalho será feita a análise da empresa Estatal Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), iremos mostrar que apesar de não apresentar concorrência, a empresa fez uso do conceito de benchmarking. Este está sendo usado na tentativa de limpeza dos rios paulistanos,especialmente o Tietê, o processo foi comparado à limpeza do rio Tamisa (Londres) .
Mas antes iremos mostrar a empresa, como é dividida e assim, fazermos o estudo de caso.

Benchmarking

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.

Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.

É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro. A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.

Por definição, as "cópias" nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que

Relacionados