Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Benchmarking

Introdução

Num cenário de crescente competitividade, as empresas são cada vez mais confrontadas com a necessidade de ferramentas de gestão que lhes permitam diagnosticar os fatores críticos do negócio, com o objetivo de corrigir rotas e de fazer mais e melhor.
O benchmarking surgiu com a necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática,procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso. Tal ferramenta avalia o desempenho da empresa, comparando-a a um grupo ou setor de atividade e também ajuda a planejar o futuro, definindo e projetando ações que devem ser prioritárias, em função da identificação de pontos fortes e fracos.
Na administração ocidental, conhecemos essa palavra a mais de dez anos. Ela teve origem comDavid T. Kearms, diretor executivo da Xerox Corporation, que adaptou o termo benchmarking para a administração ocidental seguindo os conhecimentos da cultura japonesa.
No início dos anos 70 começaram a aparecer empresas que puseram em marcha práticas como a identificação de modelos a seguir dentro das empresas concorrentes do seu setor ou mesmo a identificação interna de departamentos ou pessoasque melhores resultados obtiveram dentro da própria empresa para depois importar para o resto da companhia esses procedimentos de modo a obter um maior rendimento.
E é no final dos anos 80 que aparece o termo benchmarking, com a sua metodologia própria de implementação e desenvolvimento do processo. Podemos dizer que no início dos anos 90 dá-se a explosão e a moda do benchmarking, na qual osgurus e publicações de gestão falam dos benefícios e das vantagens desta descoberta inovadora que chegou a fazer parte de alguns critérios da Malcom Badrige Award (equivalente americano à Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade na Europa).
Na verdade, sua origem e data de surgimento são desconhecidas e originária do Japão. É uma simples palavra, a dantotsu, que significa lutar para ser “Omelhor dos melhores”. Essa é a verdadeira essência do benchmarking.

O que é Benchmarking
O Benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o da outra. Por meio dele, uma organização procura imitar outras organizações, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita.
Essa prática faz com que a empresa se adeque as açõesinternas em relação as práticas externas e promova o trabalho em grupo; uma estratégia de negócios vitoriosa; um método de ajudar os gerentes a identificar práticas que podem ser adaptadas para a montagem de planos e estratégias atraentes; um processo gerencial permanente e na coleta e análise daquilo que de melhor vem sendo empregado no mercado em todos os níveis da empresa.

O que não éBenchmarking

Não é um modismo, um programa; não é um mecanismo para redução de recursos; não é um ato isolado; não é uma cópia ou uma imitação; não é um método que se encontra pronto como um enlatado e sim um processo de aprendizado.


Aspectos Fundamentais

Os aspectos básicos e fundamentais para o sucesso do benchmarking são :
• Avaliação da sua capacidade => É preciso avaliar os seus pontosfortes e fracos como os seus concorrentes o fariam. Deve-se fortalecer os pontos fracos e enfatizar os fortes.
• Conheça os melhores no mercado => Compare e conheça os líderes no mercado. Somente a comparação e compreensão garantem a liderança no mercado.
• Assimile o melhor => Aprenda com os líderes no mercado e com os seus concorrentes. Se eles são bons, descubra por que e como conseguiram.Encontre as melhores práticas e não hesite em copiá-las.

Benefícios do Benchmarking

Os benefícios básicos do benchmarking são:

• Atender às exigências dos clientes:
O objetivo empresarial final é sempre atender às exigências do cliente, todavia, todo esse processo é composto por muitos processos menores internos. Cada setor da empresa é prestador de serviço e cliente de outro. Todo...
tracking img