Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em japonês, significa lutar para tornar-se o “melhor do melhor”, ou seja, superar os seus concorrentes. O processo de Benchmarking é baseado em um alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Atualmente ele tem apresentado resultados impressionantes em diferentes empresas. Apesar de ser o assunto mais falado no debate sobre qualidade, eletambém lidera o ranking dos menos entendidos.
São feitas várias pesquisas que permitem aos administradores comparar processos e práticas (companhia a companhia: analisando, estudando individualmente cada companhia) para identificar o “melhor do melhor” e chegar a um nível superior, alcançar uma vantagem no campo competitivo.

O benchmarking ganha espaço porque encoraja as companhias a procuraros principais fatores que influenciam a produtividade e consequentemente seus resultados, o que faz com que esses resultados melhorem quando aplicados na companhia, ajudando a todo um conjunto.

Com isso, o Benchmarking surgiu como uma necessidade, uma busca por informações e vontade de aprender como corrigir algum problema empresarial, já que a competitividade mundial aumentou nas últimasdécadas e obrigou as empresas a investirem em seus processos, produtos e serviços, para assim oferecer alta qualidade e baixo custo ao consumidor, logo, com objetivo de alcançar uma posição de liderança em seu respectivo mercado, mas, muitas vezes esse aprimoramento exigido, principalmente pelos clientes, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas no projeto de melhoramentos, por estarem presas aosseus próprios paradigmas, como se tivessem um padrão a ser seguido e não conseguissem sair deste.













Definição

O benchmarking é simplesmente a busca e adaptação de métodos e práticas melhores que já foram ou estão sendo aplicadas pelas empresas. Pode-se utilizar o benchmarking para buscar produtos ou serviços melhores, processos internos melhores, ou novasestratégias. É utilizável em órgãos públicos, ONGs e até entidades representativas. Enfim, qualquer tipo de organização, sem restrição.

A técnica do benchmarking é comparar em relação aos assuntos estudados, entre determinadas empresas, o melhoramento das funções e processos do desempenho com a concorrência. O benchmarking analisa estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter idéias novasem cima do que já é realizado. O foco é estabelecer um nível de melhorias às operações destinadas a essas empresas e principalmente ter a flexibilidade para projetar novas formas e inovar as informações, que a qual é normalmente difícil a serem obtidas.

Foi necessário considerar a técnica de Benchmarking porque houve aumento mundial em competitividade entre as empresas, obrigando-aaprimorar os seus processos, produtos e serviços, com a proposta de alta qualidade, com baixo custo e ainda oferecendo uma posição de liderança no mercado onde atua.

O benchmarking precisa alcançar os critérios entre empresas como a comparabilidade, objetividade, adaptabilidade e continuidade. Neste caso, se elas forem estudadas e não apresentarem nenhum tipo destes critérios, não poderá acharnenhum resultado que possa utilizar entre elas. Suas análises e seus métodos apresentados são eficazes e objetivos. Tem por meta, o benchmarking, desvendar fatores que podem prejudicar a organização das empresas.

Origem e Desenvolvimento - Benchmarks e Benchmarking

O termo Benchmarking foi usado pelos agrimensores, na década antiga, como um tipo de referência feita sobre uma rocha,muro ou edifício. Com a finalidade de mostrar a sua posição em variedades de mapas ou em registros de marés. Em termos gerais, é um ponto de observação de onde as medidas podem ser feitas ou servir de referência para outras. Por ser uma palavra nova, ela vem se ampliando gradativamente e considerando-se como um plano estratégico baseado em observações e realizações de melhorias em setores....
tracking img