Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO (INTRODUÇÃO, INCLUSIVE CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMÁTICA, OBJETIVO E JUSTIFICATIVA).
QUAL O NIVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO 7º PERIODO DE CIENCIAS CONTABEIS DA UFRN SOBRE O BENCHMARKING
Contextualização:
O Benchmarking surgiu na necessidade de informações e desejo de aprender rapidamente, como corrigir um problema empresarial.
Primeiro modelo empregado foi pela Xerox Corporation afim de enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70.
Mesmo não sendo esta a palavra usada “benchmarking”, de certa forma já se aplicava com Frederick Taylor na comparação de processos de trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, na comparação para determinação padrões para pagamento, cargas de trabalho, etc. Os japoneses praticam Benchmarking, pois eles não copiam, mas simaperfeiçoam continuamente.
Conceito :
É uma ferramenta prática de melhoria para a realização de comparações da empresa com outras organizações que são reconhecidas pelas melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho. Pode ser aplicado a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional.
PROPOSITO
Aprimoramento procurando a vantagem competitiva. Permitevislumbrar oportunidades e ameaças competitivas.
Justificativa :
Se trata de um tema de pouco divulgado mas de grande importância na área
Objetivo:
Por meio de uma pesquisa de campo saber a proporção de estudantes de ciências contábeis, que serão futuros profissionais entendem sobre o benchmarking







Exemplo de artigo
Introdução
A queda de barreiras comerciais, o rápidoavanço tecnológico, a maior disponibilidade de informações e o grande aumento das expectativas dos clientes ao redor do mundo são os principais agentes de mudanças que surgem junto com o fenômeno da globalização.
Nas condições atuais de competição, a busca de vantagens competitivas tornou-se um critério indispensável para a sobrevivência das organizações. As mudanças, em todos os níveis, têmocorrido de forma extraordinariamente veloz, e a empresa que não se empenhar em acompanhá-las estará se condenando ao esquecimento e conseqüente desaparecimento (ANJARD, 1995).
Desse modo, a melhoria contínua passa a ser uma arma poderosíssima para aqueles que desejam se manter competitivos. Sem esta conscientização e a devida dedicação ao processo de melhoria contínua a sobrevivência dasorganizações pode ficar comprometida. Entretanto, o sucesso deste processo é uma condição de longo prazo e requer comprometimento de todo o pessoal da organização (BESSANT&FRANCIS, 1999).
Um aspecto extremamente importante no processo de melhoria contínua é que este esteja amplamente alinhado com a estratégia da organização de modo a alcançar e manter vantagem competitiva. Desse modo, a percepção ouidentificação do que tem que ser mudado é fundamental para se focar nas atividades mais críticas para o sucesso da organização. A análise do mercado, buscando identificar quais são as necessidades dos clientes, e a comparação do desempenho frente à concorrência são dois pilares que podem sustentar esta etapa.
Uma das ferramentas de melhoria mais difundidas é o benchmarking, que édefinido como a busca pelas melhores práticas nas indústrias que levarão ao desempenho superior. (CAMP, 1989). O termo benchmarking surgiu no final da década de 70 quando a Xerox discutia sobre a ‘lacuna’ que havia detectado com relação a seus concorrentes. Durante a década de 80 este conceito foi difundido ao redor do mundo, surgindo então vários modelos para o processo de benchmarking. Na décadade 90 o seu uso se consolidou largamente, principalmente em organizações norte-americanas e européias.
A abertura comercial que ocorreu no Brasil a partir do final da década de 80 expôs seu parque industrial a uma concorrência sem precedentes. Para sobreviver neste novo mercado muitas empresas tiveram que aprimorar suas capacidades e tecnologias, e empenharam-se em buscar as melhores...
tracking img