Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BENCHEMARKING - HISTÓRICO




Introdução:

O constante progresso tecnológico, desenvolvimento científico, e demais métodos de aprimoramentos com ênfase de atingir vantagens competitivas compreendem diretrizes do estudo e entendimento das praticas das organizações que almejam superar e manter um alto nível de excelência dos seus produtos e serviços, assim como, a superação das expectativasde seus clientes.

Agregar valores competitivos num mercado altamente voraz é uma tarefa árdua, onde uma organização terá de adquirir um elevado grau de qualidade para obter padrões sustentáveis de superioridade. A manutenção regular destes padrões terá de se embasar nas tendências das inovações do mercado competitivo, sejam elas pretensiosas a alta evolução, ou desprendidas ao combate continuoentre as grandes organizações.

A necessidade da evolução sobre os métodos de trabalho requer processos de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais das grandes empresas concorrentes. Para difundir novos processos as empresas devem acompanhar as constantes mudanças no mercado, com base em orientações externas em vez de projeções mensuradas a praticas internas. Comparaçõesconduzem as vantagens competitivas para absorver o que à de melhor entre si. Adaptando o que é desprovido de desempenho para a qualidade.

O conceito de alcançar níveis de desempenho e liderança pelo processo contínuo de comparações para alçar um nível de superioridade é chamado de BENCHMARKING, uma importante ferramenta de gestão que permite as empresas identificar pelos seus métodos qual a “melhorentre as melhores”.

















O SIGNIFICADO DA PALAVRA BENCHMARKING


Podemos definir a palavra benchmarking como a junção de duas palavras do idioma inglês:

BENCH + MARKING
(Processo de comparação em si)

Não há peculiaridades próprias nesta junção, somente uma adaptação entre as palavras que expressa um sistema contínuo de processos que conduzem à superioridade evantagens competitivas.

[pic]



Para assimilarmos a palavra BECHMARKING a uma ideologia expressiva, basta analisar outra palavra do dialeto japonês dantotsu, que significa “buscar ser o melhor entre os melhores”, ou seja, procurar os pontos fortes de seus concorrentes e superá-los.


Aspectos históricos do Benchmarking

No final do século passado o trabalho de Frederick WinslowTaylor, sobre a aplicação dos métodos científicos nas empresas, estimulou a comparação dos processos, por objetivar o aumento da eficiência para um nível operacional.
Na II Guerra Mundial, a pratica de comparações dos modos de processos de trabalhos já surtia grandes efeitos perante as empresas. Novos tempos pós-guerra expandiriam o mercado industrial e com isto ampliaria a competitividade.

Antes dadécada de 70, as organizações faziam analises de comparações com outras operações internas para fazerem projeções em suas práticas, mas com as constantes alterações do mercado esta prática por muito não atendia as expectativas dos clientes. Clientes são conduzidos pelos melhores serviços e produtos baseando-se nas tendências das melhores experiências do mercado. A necessidade de buscar asuperioridade e excelência desencadeou metodologias especificas das organizações. Os japoneses em si sobressaíram pelas necessidades incansáveis das informações e a ânsia de novos aprendizados, pois eles não copiavam, mas aperfeiçoavam os métodos.

Não existe uma data especifica de quando as pessoas começaram a usar benchmarking. Relatos remotos contam que o próprio Henry Ford iniciou a revolução dafabricação de automóveis por linha de montagem, quando em 1912 observou como um matadouro usava monotrilhos para a movimentação de carcaças, e que aquela técnica poderia lhe dar uma ótima idéia, sabe-se que já em tempos não tão remotos a Ford usou mais de 200 itens e acessórios de modelos das montadoras japonesas para redesenhar o Ford Tauros.

O que se pode afirmar, no entanto é que as primeiras...
tracking img